Prefeitura realiza ações de combate ao Aedes nesta quinta e na sexta-feira
A prefeitura, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), realizará duas atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti nesta quinta e na sexta-feira, nos bairros Vila Ipiranga e Sarandi, Zona Norte da Capital. Na quinta-feira, 8, o trabalho começa às 8h30, no bairro Vila Ipiranga, em parceria da Vigilância Ambiental com o Exército Brasileiro. Na sexta-feira, 9, as atividades serão no Sarandi. As operações em ambiente externo serão canceladas em caso de chuva.
Nesta quinta-feira, na Vila Ipiranga, a aplicação de inseticida será em parte das ruas Caravelas, Frei Henrique de Coimbra, Monte Pascoal, Alberto Silva, 9 de março, Travessa indígena e Bispo Sardinha. O ponto de encontro será a rua 9 de Março, 325, esquina com Travessa Indígena.
Na sexta-feira, no Sarandi, haverá aplicação de inseticida com veículo às 6h e borrifação residual intradomiciliar (aplicação de inseticida em paredes internas de imóvel) no às 9h. A atividade com veículo será cancelada em caso de chuva. A área engloba as avenidas Assis Brasil, Sertório, Praça Major Augusto Koch e rua Baden Powell. O veículo não circulará nas avenidas Sertório e Assis Brasil. O ponto de partida será a esquina das ruas Nehita Martins Ramos e Baden Powell.
O objetivo é diminuir a população de mosquitos Aedes aegypti adultos na região pulverizada. Para o trabalho, serão utilizados veículos conhecidos como “carro-fumacê”. A operação tecnicamente é chamada UBV - Ultra Baixo Volume - Pesado.
As nebulizações com inseticidas são feitas a partir de avaliação técnica da vigilância ambiental. O objetivo é interromper ou diminuir a transmissão viral em regiões com transmissão viral confirmada. A Secretaria Municipal de Saúde não realiza atividades de “desinsetização” ou de controle de mosquitos na cidade, por isso não é possível solicitar alteração no roteiro previsto pela equipe técnica.
Gilmar Martins