Prefeitura terá Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Feminina de Futebol 2027
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Feminina de Futebol 2027 será criada em Porto Alegre para coordenar a organização do torneio internacional. O anúncio foi realizado pelo prefeito Sebastião Melo na noite desta quarta-feira, 7, após a oficialização da capital gaúcha como uma das cidades-sede da competição. O ato ocorreu durante coletiva de imprensa no estádio Beira-Rio.
A titular da pasta será Débora Rios Garcia, que já comandou a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e a diretoria de Juventude da prefeitura.
“É motivo de orgulho ter ao nosso lado a secretária Débora para conduzir e comandar este desafio até 2027. Temos dois anos pela frente de muito trabalho para fazermos, juntos, a melhor sede da Copa do Mundo Feminina do Brasil” - Prefeito Sebastião Melo.
A Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 está marcada para ocorrer de 24 de junho a 25 de julho de 2027, em Porto Alegre e nos demais municípios brasileiros anfitriões.
“Ver Porto Alegre como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 é emocionante. Este é o resultado de um compromisso coletivo com o esporte e com as mulheres. O mundo inteiro vai testemunhar o protagonismo da nossa cidade. É um marco para nossas meninas, para Porto Alegre e para a história do esporte brasileiro - além de uma oportunidade concreta de impulsionar o desenvolvimento econômico”, destacou Débora.
Anúncio - A confirmação de Porto Alegre como cidade-sede foi realizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), com transmissão ao vivo no Beira-Rio. Após, participaram de coletiva de imprensa o prefeito Sebastião Melo, o governador Eduardo Leite, o presidente do Internacional, Alessandro Barcellos, e o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman.
Além disso, para marcar a oficialização, foram iluminados de verde e amarelo o próprio estádio e prédios públicos/turísticos, como o Mercado Público, Assembleia Legislativa, Palácio Piratini, Centro Administrativo do Estado, Museu do Trabalho, Chalé da Praça XV, Museu da Brigada, Pinacoteca, Monumento ao Expedicionário e a sede da FGF.
Calendário - Entre os próximos passos, estão a divulgação das datas dos jogos a serem sediados por Porto Alegre e as equipes que vão disputar partidas aqui. Ao todo, 32 seleções integram o torneio. A capital gaúcha formalizou o processo para se tornar cidade-sede em 2023, com documentação enviada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Futebol feminino - Além da estrutura física, o compromisso da cidade com o legado esportivo e o desenvolvimento do futebol feminino também são fatores importantes para a escolha, segundo a FIFA.
Gilmar Martins