Porto Alegre confirmada como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027

07/05/2025 18:43
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Estádio Beira-Rio receberá jogos da competição

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) oficializou, na noite desta quarta-feira, 7, Porto Alegre como uma das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027. O anúncio em vídeo foi transmitido ao vivo no estádio Beira-Rio, com a presença do prefeito Sebastião Melo, do governador Eduardo Leite e autoridades. O torneio está marcado para ocorrer de 24 de junho a 25 de julho de 2027. (fotos)

“Porto Alegre está preparada para receber atletas e torcedores de todo o mundo, com infraestrutura de qualidade e uma experiência inesquecível. A escolha da nossa cidade como sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027 nos projeta no cenário esportivo internacional, impulsiona o turismo, movimenta a economia local e deixa um legado permanente†- Prefeito Sebastião Melo.

Para coordenar a organização da competição em Porto Alegre, o Executivo está encaminhando a criação da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Feminina de Futebol 2027. No final do ano passado, o Estádio Beira-Rio, Centros de Treinamento, hotéis e estruturas da Capital passaram por vistorias comandadas por equipes da FIFA.

Coletiva - Após o anúncio, reuniram-se para uma coletiva de imprensa no Beira-Rio o prefeito Sebastião Melo, o governador Eduardo Leite, o presidente do Internacional, Alessandro Barcellos, e o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman. 

Além disso, para marcar a oficialização, foram iluminados de verde e amarelo o próprio estádio e prédios públicos/turísticos, como o Mercado Público, Assembleia Legislativa, Palácio Piratini, Centro Administrativo do Estado, Museu do Trabalho, Chalé da Praça XV, Museu da Brigada, Pinacoteca, Monumento ao Expedicionário e a sede da FGF.

Calendário - Entre os próximos passos, estão a divulgação das datas dos jogos a serem sediados por Porto Alegre e as equipes que vão disputar partidas aqui. Ao todo, 32 seleções integram o torneio. A capital gaúcha formalizou o processo para se tornar cidade-sede em 2023, com documentação enviada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

Futebol feminino - Além da estrutura física, o compromisso da cidade com o legado esportivo e o desenvolvimento do futebol feminino também são fatores importantes para a escolha, segundo a FIFA.

 

Bianca Dilly

Gilmar Martins