Município pede para ingressar na ação que discute tramitação de PL sobre o Dmae

25/01/2025 06:18

A Prefeitura de Porto Alegre acionou a Justiça com pedido para ingressar na ação que discute a tramitação do Projeto de Lei 03/2025, que reestrutura o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A petição, direcionada à 4ª Vara da Fazenda Pública, foi protocolada pela Procuradoria-Geral do Município (PGM) na sexta-feira, 24. Decisão liminar suspendeu a tramitação do projeto de lei por 90 dias, prazo para realização de audiências públicas.

No pedido para ingressar na ação, a PGM argumenta que compete à prefeitura a promoção de audiências públicas referentes a projeto de lei de iniciativa do Executivo, quando essas forem necessárias, conforme a Lei Orgânica do Município.

“Assim, a responsabilidade pelo cumprimento das obrigações impostas na decisão - observância do prazo de 90 dias para divulgação e realização de audiências públicas - recai sobre o Município de Porto Alegre, não se tratando de mera defesa institucional do Poder Legislativo”, diz trecho da petição, assinada pelo procurador-geral do Município, Jhonny Prado, e pela procuradora municipal Alessandra Corrêa.

Dmae - O PL 03/2025, que prevê transformações na estrutura do conselho deliberativo do Dmae, integra o pacote de mudanças administrativas no governo protocolado pelo Executivo na Câmara Municipal no início deste mês. Dos sete projetos de lei enviados, seis já foram aprovados pelo Legislativo.

  

 

Sandra Denardin

Cristiano Vieira