HackaPoa capacita empreendedores periféricos para Feira Brasileira de Varejo
A prefeitura capacitou, neste sábado, 16, cinquenta empreendedores periféricos por meio do programa HackaPoa. A iniciativa busca conectar representantes das comunidades ao ecossistema de empreendedorismo e à Feira Brasileira de Varejo (FBV), considerada o maior evento do setor no Rio Grande do Sul.
A capacitação ocorreu no Co.nectar Hub, no Centro Histórico, e reuniu empreendedores formais e informais que participaram das etapas anteriores do programa. As atividades ocorreram nas comunidades Bom Jesus e Vila Cruzeiro.
O secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto, destacou o papel do HackaPoa na conexão entre diferentes regiões da cidade e grandes eventos. “Criamos o HackaPoa para construir soluções com as pessoas e fazemos isso com grandes parceiros. Porto Alegre não desenvolve projetos do zero: há muita gente qualificada trabalhando com isso em diferentes locais. Precisávamos dar visibilidade a essas iniciativas, porque a inovação não pode ser um jogo para poucos”, ressaltou.
Durante a atividade no Co.nectar Hub, o grupo teve acesso a orientações, palestras e conteúdos voltados ao aproveitamento das possibilidades de networking, desenvolvimento de negócios e troca de experiências durante a FBV.
Jessica Souza, uma das selecionadas, apresentou seu trabalho e destacou a importância de participar do evento.
“Eu sou Jessy, a rainha dos cachos, especialista em cabelos com curvatura natural e atuo também na área social, levando capacitação e incentivo ao empreendedorismo para meninas na chamada Confraria das Madrinhas. É uma grande oportunidade estar aqui nessa troca de conhecimento e experiências”, pontuou.
Além da preparação, os empreendedores receberam credenciais para participar da feira, orientações sobre a programação, e direcionamento para atividades estratégicas.
A FBV acontece entre os dias 20 e 22 de maio, no Centro de Eventos da Fiergs, reunindo empresas, especialistas e referências nacionais do setor varejista.
Seleção - Os participantes foram selecionados por uma comissão avaliadora do programa. Entre os critérios considerados estiveram o interesse em desenvolver o negócio e o potencial de engajamento nas atividades propostas. A seleção buscou contemplar representantes de diferentes territórios periféricos da Capital e Região Metropolitana.
HackaPoa - O programa, criado em 2025, é promovido pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Gabinete de Inovação, em parceria com o Sindilojas POA, Co.nectar Hub e o Sebrae RS. Na primeira edição deste ano, realizada em março, o programa levou gratuitamente 50 empreendedores ao South Summit Brazil, proporcionando acesso orientado à programação, conexões estratégicas e visibilidade para seus negócios.
Gilmar Martins
