Composteira do CAM já tratou mais de 200 quilos de resÃduos
O projeto de compostagem do Centro Administrativo Municipal (CAM), desde o inÃcio de sua operação, já desviou mais de 200 quilos de resÃduos orgânicos de aterros sanitários. A ação foi implementada em 5 de setembro de 2024, fruto da parceria entre a startup Igapó e a Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Gabinete de Inovação (GI).
A iniciativa, que trata cerca de três quilos de resÃduos por dia, reforça o compromisso da cidade com a sustentabilidade, reduzindo o envio de resÃduos para aterros e contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente. Estima-se que o projeto já evitou a emissão de aproximadamente 160 quilos de gases de efeito estufa (GEE).
Além do impacto direto no tratamento de resÃduos, o projeto inclui ações de educação ambiental realizadas com os usuários do CAM, promovendo conscientização sobre a correta separação de resÃduos e a importância da economia circular.
Compostagem Fundamental - Outro destaque dessa parceria é o projeto Compostagem Fundamental, também desenvolvido pela Igapó, em conjunto com a prefeitura. O piloto foi realizado na Escola Municipal Professora Judith Macedo de Araújo, onde outra composteira está em operação. Desde sua implantação, o projeto já tratou mais de 600 quilos de resÃduos orgânicos, além de realizar atividades educativas com estudantes, engajando as novas gerações na construção de práticas mais sustentáveis.
Bianca Dilly