Prefeito reúne-se com governador para tratar de segurança, saúde e dívida com Dmae

07/06/2022 10:20
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Melo ressaltou a necessidade de ampliação de leitos hospitalares para internação clínica de adultos

Na primeira agenda institucional desde que assumiu o novo chefe do Executivo estadual, o prefeito Sebastião Melo foi recebido na manhã desta terça-feira, 7, pelo governador Ranolfo Vieira Júnior no Palácio Piratini. O prefeito levou ao governador como pautas prioritárias segurança, saúde e a dívida estadual com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). 
 
Melo formalizou o interesse da prefeitura em retomar o convênio com a Brigada Militar que oportunize o repasse de horas extras para potencializar o número de profissionais em ação ostensiva em Porto Alegre. “A segurança pública é prioritária e queremos trabalhar junto com o Estado para vencer essa batalha. Pretendemos retomar o convênio e buscamos ainda uma integração tecnológica efetiva dos sistemas das nossas forças operacionais”, defendeu o prefeito, que informou o governador sobre as medidas em andamento no município, como autorização de concurso para a Guarda Municipal e o investimento de R$ 60 milhões a partir de financiamento, destinado principalmente para inteligência e tecnologia. 

No âmbito da saúde, foi reforçado o apelo para apoio estadual na ampliação da capacidade de leitos de internação clínica adulto, a fim de normalizar o fluxo de atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado que convergem para a Capital. A Rede de Urgências e Emergências da cidade tem atuado em um patamar acima de 150% da capacidade de leitos instalados. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 61% dos pacientes que aguardam por internação em hospitais de Porto Alegre são originários do interior.

Refis Dmae - Diante dos débitos referentes às contas emitidas pelo Dmae para a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), o prefeito reforçou a oportunidade de adesão ao Refis para resolver o débito com o município. A dívida do Presídio Central de Porto Alegre está atualizada em mais de R$ 400 milhões. As equipes do Estado e da prefeitura irão dialogar para identificar a forma mais adequada de regularizar. 

O governador recebeu os pleitos e encaminhou para as pastas específicas conduzirem as avaliações de construção. Pelo governo, participaram da reunião o secretário Chefe da Casa Civil, Artur Lemos, o procurador-geral do Estado, Eduardo Costa, e os secretários da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, e Extraordinário de Apoio à Gestão Administrativa e Política, Agostinho Meirelles. 

Acompanharam o prefeito na audiência os secretários municipais da Segurança, Mário Ikeda, e da Fazenda, Rodrigo Fantinel, o procurador-geral do Município, Roberto Rocha, e o diretor-geral adjunto do Dmae, Darcy Nunes dos Santos.

Carolina Seeger

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes