Procempa realiza a certificação profissional da 21ª turma do Projeto Pescar

31/01/2026 10:45
Giulian Serafim / PMPA
Executivo
Parceria oferece curso de iniciação profissional em serviços de informática para jovens em vulnerabilidade social

A Procempa realizou, na noite desta sexta-feira, 30, a certificação profissional da 21ª turma do Projeto Pescar. A formatura dos 18 alunos aconteceu na Arena South Summit, no Tecnopuc, e contou com a presença da direção da Companhia, funcionários da Fundação Pescar e familiares dos jovens. 

O diretor técnico da Procempa, Thiago Ribeiro, reforçou a importância da oportunidade recebida pelos jovens e o compromisso que eles têm com o próprio futuro. 

“Vocês foram privilegiados ao serem escolhidos para viver esse projeto tão importante dentro do ecossistema de inovação, com excelentes mentores e a Procempa ao lado de vocês. Cada um leva a missão de seguir nessa jornada que teve um grande passo nesta noite, mas não termina aqui”, salientou Ribeiro. 

Os formandos Giovana Vorpagel e Kauê Batista da Silva foram os oradores da turma. Eles relembraram os momentos vividos e as oportunidades que receberam durante o ano. “Com paciência e dedicação, vocês nunca nos deixaram desistir. Todos aqui tiveram papel significativo na nossa formação”, destacou Kauê. 

Giovana complementou agradecendo a Fundação Pescar e a Procempa. “Cada oportunidade e experiência contribuiu imensamente para o nosso crescimento pessoal e profissional.” 

Também compuseram a mesa de honra Josie Vargas Roehrs, coordenadora do projeto Pescar; Gilnei Naimayer Farias, voluntário e paraninfo da turma; e Vanderson Soares da Silveira, educador social da unidade Procempa do Projeto Pescar. 

Parceria - O projeto é uma parceria da Procempa com a Fundação Projeto Pescar. Desde 2005, a iniciativa oferece o curso de Iniciação Profissional em Serviços de Informática para jovens em situação de vulnerabilidade social. O curso, com duração de um ano, é dividido em três blocos de aprendizagem: autoconhecimento, cidadania e formação técnica. Ao longo de 960 horas de aula, os jovens recebem capacitação teórica e vivenciam práticas simuladas de trabalho.

 

Jéssica Moraes

Gilmar Martins