Dia Nacional da Saúde: conheça cinco funcionalidades de saúde pública acessíveis pelo 156

05/08/2025 16:28

Nesta terça-feira, 5, é celebrado o Dia Nacional da Saúde, data que marca o nascimento de Oswaldo Cruz, médico e sanitarista pioneiro no combate a epidemias e no fortalecimento da saúde pública no Brasil. Para lembrar a importância da data e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria destaca três funcionalidades disponíveis na Central do Cidadão 156, com foco na área da saúde. Confira:

Agendamento de consultas - Pelo aplicativo 156+POA, é possível agendar consultas no SUS. Para isso, basta clicar em Saúde na tela inicial do app e, em seguida, em Agende suas consultas. A disponibilidade dos horários é definida pela Secretaria Municipal de Saúde.

O app também permite ativar uma nova funcionalidade: receber notificações por WhatsApp sobre consultas e exames agendados, com a possibilidade de confirmar ou cancelar o atendimento sem precisar ligar ou se deslocar até a unidade. A autorização para receber os avisos também é feita diretamente pelo aplicativo.

Acesso a medicamentos especiais - Cidadãos que precisam solicitar medicamentos especiais ao Centro Logístico de Medicamentos Especiais (Celme) podem abrir um protocolo diretamente pelo WhatsApp do 156: (51) 3433-0156.

O prazo de análise é de 20 a 30 dias, que pode resultar na a provação do processo, na devolução para resolver alguma pendência de informação e/ou exame necessário para avaliação do paciente ou na reprovação, quando o paciente não apresenta os critérios exigidos. Se aprovado, o medicamento pode ser retirado via agendamento prévio, também pelo pelo WhatsApp do 156.

Denúncia de focos de mosquito da dengue - O app 156+POA também permite denunciar focos do mosquito da dengue à Vigilância Sanitária. O procedimento é simples: clicar no ícone do mosquito na tela inicial, informar o endereço e descrever o problema. É possível incluir fotos e optar por enviar a denúncia de forma sigilosa ou identificada. 

Desratização nas vias - Para solicitar a aplicação de raticida em bueiros e tocas das vias públicas, o cidadão deve clicar em Solicitações de Serviços na tela inicial do app, em seguida clicar em Saúde, depois em Desratização nas Vias e depois selecionar a região. O serviço é realizado mediante avaliação do local.

Acesso a informações - Ao clicar em “Saúde” na tela inicial do app, o cidadão pode ter acesso a uma série de informações importantes, que vão desde o histórico de consultas, internações, medicamentos e exames, até a localização de hospitais, unidades de pronto atendimento e unidades básicas de saúde mais próximas ao endereço informado.

Sarah Hoffmeister

Tatiana Bandeira