Central do Cidadão: nova ferramenta permite contestação de protocolo via WhatsApp do 156

20/03/2025 08:00

Atendendo a uma demanda dos usuários da Central do Cidadão 156, a Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) implementou uma atualização no processo de consulta de protocolos pelo WhatsApp. Agora, é possível não apenas consultar o status de uma demanda solicitada, mas também realizar a contestação, caso o cidadão identifique que o protocolo foi encerrado sem resposta ou realização do serviço. A ferramenta está disponível desde a quarta-feira, 19.

Outra novidade é que serão enviadas notificações pelo WhatsApp sempre que houver novas informações ou movimentações relacionadas ao protocolo. “Quando o prazo de um protocolo expira sem que o serviço tenha sido realizado, o cidadão não tem como sinalizar o problema para a prefeitura e, muitas vezes, acaba ficando sem resposta, o que não pode acontecer. Com essa nova ferramenta, estamos trazendo mais eficiência e facilidade para o atendimento”, explica a secretária de Transparência e Controladoria, Mônica Leal.

Pelo WhatsApp, é possível consultar todos os protocolos abertos pelos canais do 156, mesmo que a solicitação tenha sido feita por telefone ou pelo app 156+POA, por exemplo. Para utilizar o novo serviço, é preciso seguir o passo a passo:

- Salvar o WhatsApp do 156 (51 3433-0156) no celular e iniciar uma conversa;
- No menu principal, selecionar a opção "Consulta Protocolos 156";
- Informar o número do protocolo que deseja consultar. O sistema, automaticamente, verifica as informações com o banco de dados da prefeitura. O cidadão receberá detalhes como a data de abertura do protocolo, o prazo estimado para a conclusão e o status atual da solicitação;
- Caso o prazo do protocolo já tenha expirado ou o solicitante não tenha recebido nenhuma resposta oficial, o sistema oferecerá automaticamente a opção para realizar uma contestação diretamente pelo WhatsApp.  

 

Sarah Hoffmeister

Cristiano Vieira