Posto avançado da Guarda Civil Metropolitana na Redenção soma 2 mil atendimentos

31/08/2025 08:16
Alex Rocha/PMPA
SEGURANÇA
Presença diária dos agentes em patrulhamento aumentou a sensação de segurança no entorno do parque

Com dois anos de operação, o posto avançado da Guarda Civil Metropolitana (GCM) no Parque Farroupilha (Redenção) contabiliza mais de dois mil atendimentos, entre ações preventivas, prisões, captura de foragidos e assistência humanitária. Os dados são da Secretaria Municipal de Segurança (SMSEg).

Instalado em julho de 2023, próximo ao Monumento do Expedicionário, o espaço também contribuiu para a redução de ocorrências na área e ampliou a sensação de segurança para 78% dos frequentadores ouvidos informalmente. Só no primeiro semestre de 2025, foram mais de 1,5 mil ações preventivas no parque.

A medida também impactou diretamente na segurança de mulheres que praticam atividades físicas no espaço, reduzindo casos de assédio e importunação sexual em áreas antes consideradas isoladas. O reforço do policiamento e a visibilidade dos agentes encorajaram mais frequentadoras a usufruírem do parque sem medo.

"Antes, eu evitava o parque sozinha ou ficar até mais tarde. Com a GCM sempre por perto, me sinto mais tranquila", relatou a estudante Roberta Vieira, que frequenta a Redenção para caminhadas. 

Além da prevenção à criminalidade, os agentes atuam na mediação de conflitos, orientação a visitantes e apoio em emergências, transformando o contêiner em um ponto de referência para a segurança e, inclusive, para informação turística.

Para o comandante da Guarda Civil Metropolitana, Marcelo do Nascimento, a experiência na Redenção serve de modelo para outros espaços públicos. “A ostensividade e o diálogo com a comunidade transformam a relação das pessoas com o parque”, afirmou.

A GCM mantém um posto avançado também no Parque Moinhos de Vento, o Parcão, e outro na Praça XV de Novembro, no Centro Histórico. Nas próximas semanas, entrará em operação uma base da corporação no Viaduto da Conceição, qualificando a segurança no entorno.

Todos os locais funcionam 24h. Ocorrências e denúncias podem ser registradas pelo telefone 153.  

 

Quéli Curtinaz

Gilmar Martins