Operação integrada apreende materiais furtados e prende dois no Centro Histórico

18/02/2026 17:33

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) prendeu dois homens na tarde desta quarta-feira, 18, durante uma fiscalização em recicladoras e ferros-velhos da região central de Porto Alegre. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança (SMSeg), contou com apoio do IPSUL, da CEEE Equatorial e da Claro.

Em vistoria na rua Comendador Coruja, os agentes encontraram 52 quilos de fios de cobre pertencentes à Equatorial e duas luminárias de LED da iluminação pública, identificadas como patrimônio do IpSul e do mesmo padrão utilizadas no Túnel da Conceição.

Também foram apreendidos um simulacro de pistola, uma munição de calibre 9 mm, nove celulares, um drone, dois notebooks, dois tablets, um aparelho multimídia de automóvel, duas balanças de precisão, três CNHs em nome de terceiros e R$ 2.261,00 em dinheiro, sem comprovação de origem.

Os suspeitos foram encaminhados à 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (2ª DPPA), onde permaneceram à disposição da Justiça.

O secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon, afirmou que a integração entre órgãos públicos e concessionárias é decisiva para coibir crimes que afetam a infraestrutura urbana. Já o comandante da GCM, Marcelo do Nascimento, destacou que as fiscalizações permanentes têm como foco desarticular esquemas de receptação.

A operação integra as ações de combate a furtos de materiais públicos e serviços essenciais na Capital.  

 

Quéli Curtinaz

Cristiano Vieira