Cercamento Eletrônico faz mais de 255 milhões de leituras de placas em 2023

30/10/2023 15:01
Pedro Piegas / PMPA
segurança
Rede de inteligência é formada por 365 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade

O cercamento eletrônico fez mais de 255 milhões de leituras de placas de veículos em Porto Alegre desde o início do ano. A rede de inteligência, composta por 365 câmeras instaladas em pontos estratégicos, realiza, em média, um milhão de leituras de placas por dia e contribui para a redução dos índices de furto e roubo de veículos. Um único carro pode ser monitorado múltiplas vezes ao dia pelo sistema.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP/RS), o total de carros furtados, ou roubados, entre janeiro e setembro de 2023 caiu 17% na comparação com o mesmo período do ano passado. Na comparação com 2018, ano de implementação da rede de inteligência, o recuo é de 72%.

“A integração e o compartilhamento de dados entre o município e o Estado foi fundamental não só na redução desses crimes, mas também de outros tipos de ocorrências. Essa aproximação otimiza os recursos humanos e materiais que estão à disposição da população”, afirma o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.

Os alertas são atendidos pela Brigada Militar. As informações também são compartilhadas com Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O sistema foi desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).

“O cercamento eletrônico é um grande exemplo do uso assertivo e transversal da tecnologia, agregando inteligência à gestão pública e levando mais segurança real para o cidadão“, observa a presidente da Procempa, Leticia Batistela.

POA Segura – Lançado em 2021, o projeto POA Segura tem orçamento de R$ 60 milhões para investimentos na reestruturação e qualificação da segurança municipal. A iniciativa prevê, por exemplo, o emprego de R$ 27 milhões na instalação de mais de 400 câmeras de videomonitoramento, equipamentos de inteligência artificial e sistemas de informação.

Detetive Cidadão - O Detetive Cidadão é uma funcionalidade do aplicativo 156+POA que permite que o cidadão denuncie, através de uma fotografia enviada pelo celular, a imagem de um carro suspeito de roubo ou furto na Capital. Ao receber a informação, de forma anônima, os órgãos de segurança verificam a procedência do veículo.

 

Aristoteles Junior

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes