Caminhoneiro flagrado por descarte irregular de resíduos de construção é autuado

03/04/2024 21:50
Pedro Piegas / PMPA
Segurança
Abordagem ocorreu durante operação na Restinga

A prefeitura autuou na tarde desta quarta-feira, 3, um motorista de caminhão flagrado descartando resíduos de construção civil irregularmente. A abordagem, realizada durante ação integrada no bairro Restinga, ocorreu após o depósito de 5 metros cúbicos de resíduos em um terreno.

O local é considerado um foco permanente de acúmulo de lixo. Segundo a Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF), mais de 50 metros cúbicos de detritos já estavam acumulados no local no momento do flagrante. O valor da multa aplicada ao condutor poderá variar de R$ 5 mil a R$ 50 milhões.

“O terreno fica em uma área de preservação permanente, de mata ciliar de arroio. Por isso, o enquadramento legal se dá a partir da Lei Federal 9.605, de 1998, e no Decreto Federal 6.514, de 2008, que preveem sanções mais pesadas aos infratores'', explica a diretora da DGF, Lorecinda Abrão.

O caminhoneiro foi conduzido à 2ª Delegacia de Pronto-Atendimento (DPPA) da Capital, que encaminhará a abertura de um inquérito para a investigação de crime ambiental.

Infrações de trânsito - A ofensiva resultou ainda na autuação de um motorista que tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida desde 2008. O condutor apresentou também restrições no licenciamento do veículo. A multa tem base nos artigos 162, 164 e 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Ofensiva - A operação de combate ao descarte irregular de lixo na Capital mobiliza servidores da Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Guarda Municipal. Na semana passada, a ação integrada já havia aplicado quatro autuações.

Denúncias - As denúncias de descarte de lixo, galhos, móveis, eletroeletrônicos e resíduos de construção em locais e horários inadequados devem ser feitas por meio do número 156 ou no aplicativo 156+POA.

Serviço - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) conta com as Unidades de Destino Certo, também conhecidas como Ecopontos, que recebem materiais diversos. Em caso de dificuldade de acesso a estes locais, o órgão oferece a modalidade de Coleta Especial Onerosa. Outra alternativa é o Bota-Fora, que atende 200 comunidades em vulnerabilidade social.

Leia mais: 
Caminhoneiro é autuado por transporte irregular de resíduos da construção civil na Restinga
Prefeitura autua motoristas por descarte de lixo no bairro Sarandi
Fiscalização autua motorista por descarte de lixo no bairro Farrapos

 

Aristoteles Junior

Lissandra Mendonça