Escola Pública de Mobilidade destaca ações sobre alcoolemia e respeito ao sinal vermelho

01/02/2026 16:52
Gustavo Roth/EPTC/PMPA
MOBILIDADE URBANA
No ano passado, o avanço do sinal foi o principal fator de risco associado às mortes no trânsito

A programação desta semana da Escola Pública de Mobilidade tem foco especial em ações educativas para o respeito ao sinal vermelho e o combate ao consumo de álcool no trânsito. O objetivo é conscientizar sobre a prevenção de riscos, incentivar atitudes de autocuidado e promover o respeito às normas de circulação e conduta do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em 2025, o avanço do sinal de pare ou semáforo foi o principal fator de risco associado às mortes no trânsito em Porto Alegre.

Ao longo da semana, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai realizar ações educativas nos cruzamentos que receberão Detectores de Avanço de Sinal (DAS). Os locais, com intenso fluxo de veículos, foram definidos a partir de estudos técnicos que consideram o maior registro de sinistros de trânsito com alto padrão UPS, a Unidade Padrão de Severidade. As ocorrências são associadas a vítimas fatais ou feridos graves, e portanto representam maior custo social e maior prioridade para ações de prevenção.

A EPTC reforça aos condutores da Capital que o avanço do sinal para dar passagem a ambulâncias e veículos de emergência é tolerado. O Código de Trânsito Brasileiro garante respaldo legal ao motorista que abre caminho para dar passagem a esses veículos, mesmo que, para isso, seja necessário avançar a linha de retenção do semáforo. Nessa situação, o condutor não será autuado, desde que os veículos estejam em serviço de urgência e devidamente identificados com alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente. 

Por outro lado, deixar de dar passagem a veículos de emergência é infração gravíssima, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$ 293,47, conforme o artigo 189 do CTB.

Os agentes de trânsito também vão reforçar as abordagens do projeto “Zerei na Balada” nos bares da Cidade Baixa, Bom Fim e na Orla do Guaíba. A ação faz parte da Mobilização Nacional Integrada de Fiscalização de Alcoolemia, uma estratégia de alcance nacional, coordenada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que integra esforços coordenados entre diferentes órgãos do Sistema Nacional de Trânsito para reduzir o índice de feridos e mortes causados pela embriaguez ao volante.

Zerei na Balada - O projeto educativo “Zerei na Balada” é realizado à noite em bares das tradicionais regiões boêmias de Porto Alegre, como a Cidade Baixa e o 4º Distrito, com o objetivo de conscientizar sobre os riscos de dirigir após o consumo de bebida alcoólica. Durante a ação, os agentes de fiscalização da EPTC apresentam o etilômetro aos frequentadores, reforçam os perigos da mistura entre álcool e direção e valorizam os “motoristas da vez” — aqueles que se comprometem a não beber para garantir a segurança do grupo.

A Escola Pública de Mobilidade oferece cursos gratuitos na plataforma de educação a distância (EaD), voltados à promoção da segurança no trânsito para diferentes públicos. Desde 2017, mais de 6 mil alunos já foram capacitados por meio da iniciativa.

Em caso de chuva, a programação poderá ser alterada.

Programação

Segunda-feira, 2
8h – Acompanhamento da Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes.

Terça-feira, 3
7h45 – Ação educativa nos cruzamentos sobre o respeito ao sinal vermelho, avenida Protásio Alves x rua Vicente da Fontoura.
14h – Ação de monitoramento de velocidade nos corredores, avenida Bento Gonçalves (Estação Jornal do Comércio).
16h – Programa Ciclista Seguro, ação Blitz Bike, avenida Ipiranga x avenida Érico Veríssimo.

Quarta-feira, 4
7h45 – Ação educativa nos cruzamentos sobre o respeito ao sinal vermelho, avenida Bento Gonçalves x avenida Princesa Isabel.
9h – Programa Empresa Amiga da EPTC, palestra VAP, bairro Mário Quintana.
15h30 – Programa Pedestre Idoso, ação É Dia de Feira (público 60+), Terminal Alameda.

Quinta-feira, 5
8h15 – Programa CFC Amigo da EPTC, CFC Atlântica, on-line.
14h30 – Ação educativa nos cruzamentos sobre o respeito ao sinal vermelho, avenida Protásio Alves x rua Vicente da Fontoura.
18h30 – Projeto Zerei no Balada, ação noturna nos bares do Bom Fim e Cidade Baixa.

Sexta-feira, 6
7h45 – Ação educativa nos cruzamentos sobre o respeito ao sinal vermelho, avenida Protásio Alves x rua Vicente da Fontoura.
10h – Programa Transporte Público, ação no ônibus – esquete Sequelados no Trânsito, eixo João Pessoa.
10h – Programa Transporte Público, ação educativa com pedestres e condutores, Terminal Azenha.
15h – Programa Motociclista Seguro, ação educativa com motociclistas, rua General Câmara.
18h – Programa CFC Amigo da EPTC, CFC Atlântica, on-line.

Sábado, 8
8h – Programa Ciclista Seguro, ação Blitz Bike, Orla 3.

 

Leonardo Iob (estagiário) / Supervisão: Gustavo Roth

Gilmar Martins