Programa Teste e Trate atende idosos do Asilo Padre Cacique
Equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve nesta segunda-feira, 17, no Asilo Padre Cacique com ações do programa Teste e Trate, que faz a triagem para quatro doenças: hepatites B e C, sÃfilis e HIV. Para a hepatite C, especificamente, o tratamento é oferecido diretamente aos pacientes após a confirmação do diagnóstico. Em casos positivos, é feita a coleta de exames de sangue e a análise da carga viral para avaliar a condição do fÃgado. Se não houver cirrose avançada, o tratamento é realizado no próprio local.
De acordo com o hepatologista e gastroenterologista da SMS, Eduardo Emerim, a população de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) é prioritária para o programa, porque muitos desses pacientes se expuseram a riscos de transmissão da doença em um perÃodo em que o vÃrus ainda não era amplamente conhecido. "Naquela época, utilizavam seringas de vidro ou agulhas reutilizáveis de inox, o que facilitava a contaminação", explicou.
A hepatite C é conhecida por ser uma doença silenciosa, com sintomas que se manifestam tardiamente. Por esse motivo, muitas pessoas não sabem que a possuem. Além disso, a doença pode provocar complicações além do fÃgado, como diabetes, aumento do risco de AVC, infarto e problemas renais.
A médica responsável pelo asilo, Julia Santana Trombetta, ressaltou a importância de se considerar essas patologias no público idoso, que tem vivido mais e, em alguns casos, prolongado o tempo de vida sexual. "Essas questões, incluindo as cognitivas, precisam ser lembradas e acompanhadas", afirmou.
O programa Teste e Trate é uma iniciativa da Coordenação de Atenção à s Infecções Sexualmente TransmissÃveis e Tuberculose (Caist) da SMS. A ideia é ampliar a testagem e o vÃnculo ao tratamento em públicos prioritários, mais vulneráveis à infecção.
Â
Lissandra Mendonça