Porto Alegre tem 1.675 casos confirmados de dengue neste ano

Alex Rocha/PMPA
SA√öDE
Total de casos confirmados corresponde a 66% das suspeitas notificadas

Segundo dados da Secretaria Municipal de Sa√ļde (SMS) contabilizados at√© ter√ßa-feira, 16, Porto Alegre registra¬†1.675 casos confirmados de dengue neste ano. A maior parte (1.622) foi contra√≠da no munic√≠pio. As notifica√ß√Ķes de casos suspeitos em residentes na cidade somam 2.533, indicando que o total de confirma√ß√Ķes corresponde a 66% das suspeitas.

Os n√ļmeros fazem parte do Boletim Informativo semanal da Secretaria Municipal de Sa√ļde (SMS) referente √† Semana Epidemiol√≥gica 19 e consideram a data de in√≠cio dos sintomas dos pacientes notificados. As informa√ß√Ķes constam no Sistema de informa√ß√£o de Agravos de Notifica√ß√£o (Sinan) e est√£o sujeitos a revis√£o pela Diretoria de Vigil√Ęncia em Sa√ļde (DVS).

O documento também apresenta dados comparativos entre 2022 e 2023. Neste caso, são apresentadas estatísticas até o final da Semana Epidemiológica 18 de ambos os anos. De acordo com o informativo, em 2022, no período, foram 4.408 casos de dengue confirmados na cidade, e 1.675 em 2023.

Na semana 19 (7 a 13/5) foram 13 novos casos autóctones, em sete bairros: Vila João Pessoa (4); Vila São José (3); Aparício Borges (2), e quatro bairros com um caso novo em cada: Agronomia, Belém Velho, Lami e Partenon.

Em rela√ß√£o ao mosquito Aedes aegypti, o boletim da semana 18 indica manuten√ß√£o do alto √≠ndice de infesta√ß√£o em 33 dos 46 bairros monitorados com armadilhas na cidade ‚Äď veja aqui a situa√ß√£o. Em oito bairros, a infesta√ß√£o √© considerada baixa e, em cinco, moderada.

Patrícia Coelho

Cristiano Vieira