Região Norte escolhe saúde como prioridade de investimento no OP
A 15ª assembleia da rodada de 2025 do Orçamento Participativo (OP) ocorreu na terça-feira, 29, na Região Norte. A plenária foi realizada na Emeb Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha, no bairro Sarandi. Foram registradas 558 pessoas, que elegeram os seus delegados e conselheiros, além da escolha das prioridades de investimento direto para 2026. O subtema mais votado foi Saúde.
Houve espaço para dez falas da comunidade inscritas pelo Fórum Regional do OP (Frop), além das declarações dos atuais conselheiros da Região Norte, Keli Cristina Prado e Jorge Roberto de Oliveira, que compuseram a mesa de trabalho. O prefeito Sebastião Melo e secretários municipais ouviram os pronunciamentos da população e responderam aos seus questionamentos.
“A Região Norte foi uma das mais afetadas pela enchente de 2024, e estar aqui hoje, escutando a população no Orçamento Participativo, é símbolo da nossa reconstrução. Já temos mais de 90% dos equipamentos públicos danificados em funcionamento, fruto do esforço conjunto entre a prefeitura e a sociedade. Isso mostra o quanto é importante trabalharmos juntos. Ao final deste mandato, vamos deixar uma Porto Alegre mais segura contra cheias e mais eficiente na drenagem urbana. Seguimos com diálogo, trabalho e responsabilidade para reconstruir e preparar a cidade para o futuro.” - Prefeito Sebastião Melo.
O diretor-executivo do Dmae, Vicente Perrone, ressaltou a retomada das obras do dique e afirmou que as quatro casas de bombas da região estão em pleno funcionamento. Ele anunciou que a primeira nova casa de bombas da cidade será a nº 10. “A casa de bombas 10 é uma prioridade para o Dmae. No último ano, trabalhamos incansavelmente para melhorar o funcionamento da estrutura atual. Agora, estamos em vias de dar início à licitação que permitirá obras definitivas nesta estação - que terá novos motores, paineis e infraestrutura resiliente à cheia dos rios”, informou.
O diretor-geral do Demhab, André Machado, também falou sobre o trabalho realizado após a enchente. "O Sarandi foi um dos bairros em que o Demhab mais trabalhou neste último ano, conversando com a comunidade e enfrentando o desafio de restituir a moradia a quem teve sua casa afetada pela enchente. A plenária de hoje marcou também o reconhecimento de um trabalho de equipe duro, mas feito com muita humanidade”, destacou.
Entre as demais falas do governo, a secretária adjunta de Saúde, Jaqueline César Rocha, informou que, além de um novo espaço para atendimento odontológico, a Unidade de Saúde Jenor Jarros receberá uma ampliação. O projeto já está pronto e a previsão é de que a obra comece em setembro. Sobre a Unidade de Saúde Santa Rosa, ela informou que a obra está incluída no financiamento do BID. A secretária também destacou que há nove unidades atingidas pelas enchentes em reformas simultâneas, com previsão de entrega até o final de outubro.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou vacinação da gripe para todos os públicos e estará em todas as reuniões regionais, aplicando sempre antes de cada plenária. Também houve atendimento à população com serviços do Procon Municipal.
O OP é uma instância de organização da comunidade, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (Smgov). O secretário Cassio Trogildo destacou o engajamento da comunidade. "Mesmo após um período difícil, a população segue mobilizada no OP. Foi mais uma assembleia de casa cheia e com o crescimento do público. Todos estão de parabéns”, disse.
A próxima plenária ocorre nesta quarta-feira, 30, na Região Partenon, no Ginásio da Academia de Polícia Militar, rua Cel. Aparício Borges, 2001, a partir das 19h.
Prioridades da região para investimento em 2026:
1º Saúde - SMS
2º Saneamento Básico - Águas Pluviais - Dmae
3º Saneamento Básico - Rede de Água e Esgoto Cloacal - Dmae
4º Habitação - Demhab
Eleição para o Conselho do OP na região:
Chapa única:
1º Titular: Keli Cristina Prado
2º Titular: Jorge Roberto de Oliveira
1º Suplente: Lucas Silveira Bierhals
2º Suplente: Tania Brau de Lima
Calendário - Já foram realizadas as seis assembleias temáticas. Agora, ocorrem as 17 reuniões regionais, até 12 de agosto. Os encontros durante a semana são às 19h e, nos sábados, o início é às 15h. Confira aqui a programação completa. As assembleias também são transmitidas pelo YouTube. Acesse aqui o canal da prefeitura.
Como participar - Todos os cidadãos podem participar do ciclo do Orçamento Participativo. Basta entrar em contato com a subprefeitura da sua respectiva região ou com a Coordenação das Subprefeituras na Smgov. Veja aqui os endereços.
Leia mais:
OP: Assistência Social é o tema mais votado para investimento na Região Cristal
Pavimentação é a prioridade do OP na Região Lomba do Pinheiro
OP: Prioridade de investimento da Região Cruzeiro é a Cultura
Ampliação do atendimento de saúde é destaque na assembleia do OP da Região Extremo Sul
Prefeitura oferece vacina da gripe e serviços do Procon nas assembleias do OP
OP: Região Noroeste elege esporte e lazer como prioridade de investimento
Medidas de proteção contra as cheias pautam OP da região Humaitá/Navegantes
Região Sul elege saneamento básico como prioridade de investimento no OP
Assembleias regionais do Orçamento Participativo começam pela Região Centro
Temática Educação e Esporte registra maior público entre as plenárias do OP
OP: Temática de Mobilidade Urbana elege investimento em paradas de ônibus como prioridade
Alterada a data da assembleia do Orçamento Participativo da região Ilhas
Regularização Fundiária é a prioridade eleita na quarta assembleia do OP
OP: Temática Saúde e Assistência Social debate investimentos em unidades de atendimento
Temática da Cultura elege descentralização como prioridade no OP
Tatiana Bandeira