Comunidade celebra 67 anos do bairro Cristal com evento cultural
A comemoração pelos 67 anos do bairro Cristal reuniu moradores e visitantes na avenida IcaraÃ, no domingo, 14, em uma festa marcada por atividades culturais, música e valorização da economia local. O evento foi prestigiado pela comunidade e consolidou-se como um momento de integração e celebração da história do bairro, um dos mais tradicionais de Porto Alegre.
Um dos destaques da programação foi a Feira Multiempreendedora, que reuniu expositores locais com produtores artesanais, gastronomia e economia criativa, reforçando o papel do empreendedorismo comunitário como ferramenta de geração de renda e fortalecimento dos vÃnculos do território.
Presente no evento, a secretária municipal da Cultura, Liliana Cardoso, destacou o simbolismo da celebração. "Foi uma festa linda neste que é um dos bairros mais tradicionais da Zona Sul da nossa cidade. E ver a alegria dos moradores, comemorando com arte e empreendedorismo, é motivo de muita satisfação para nós da Secretaria Municipal da Cultura, que apoiamos este evento", afirmou.
O secretário municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural, Cássio Trogildo, ressaltou a trajetória histórica do bairro e a participação ativa da comunidade. "67 anos marca apenas a oficialização como bairro, mas o Cristal é muito mais antigo em sua história e formação. E o que percebemos, ao longo desses anos, é o legado de muitas conquistas construÃdas em parceria com os moradores, sempre muito atuantes e participantes na tomada de decisões junto ao governo municipal", destacou.
Programação - Organizada pelo Instituto Social do Cristal, contando com recursos do Orçamento Participativo (OP), num trabalho articulado com as secretarias de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (SMGOV) e da Cultura (SMC), a programação comemorativa, que foi apresentada por DJ Cassiá e Jahmai, reforçou a identidade cultural do bairro Cristal e evidenciou a importância da atuação conjunta entre poder público e comunidade na construção de um território mais participativo, valorizando a cultura local e o desenvolvimento social.
Bianca Dilly