Porto Alegre fortalece protagonismo internacional em webinário sobre alimentação escolar

18/12/2025 14:57

A capital gaúcha foi a única cidade das Américas a participar do webinário internacional Compras Públicas para Alimentação Escolar: Boas Práticas e Experiências de Cidades CityFood, promovido pela rede ICLEI CityFood, na quarta-feira, 17. A iniciativa destacou o protagonismo do município em agendas globais e reforçou a importância das compras públicas na promoção de uma alimentação escolar segura, saudável e sustentável.

O encontro reuniu experiências internacionais de cidades como Dordogne, na França, e Umea, na Suécia, e integrou uma agenda voltada ao fortalecimento de sistemas alimentares mais sustentáveis e inclusivos. Porto Alegre foi representada por Olívia Bertolini Monteiro, coordenadora de Redes da Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (SMGOV), e Sara Bortoluz, coordenadora da Unidade de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Organizado pelo ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), rede global que apoia governos locais na implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável, o webinário contou ainda com a participação de representantes do Pacto de Milão sobre Políticas de Alimentação Urbana e da FAO/América Latina e Caribe, braço regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

Olívia ressaltou que a participação do município reforça sua inserção em redes internacionais e o reconhecimento de suas práticas como referência, consolidando o papel da capital na promoção de uma alimentação escolar segura, sustentável e alinhada a compromissos globais. Já Sara Bortuluz abordou que a alimentação escolar influencia a formação dos hábitos alimentares das crianças.

Alimentação - O fortalecimento das políticas de fomento ao desenvolvimento rural em Porto Alegre também foi destacado como resultado concreto dessa articulação. Nos últimos dois anos, o número de produtores rurais participantes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município saltou de 10 para 40, e, além disso, foi registrada a redução dos prazos das chamadas públicas e a agilização dos processos de contratação, com apoio de áreas como a Diretoria de Licitações e Contratos e a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão.

Segundo o secretário municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural, Cássio Trogildo, a meta é seguir apoiando os agricultores da zona rural da Capital, alinhando a produção local aos cardápios escolares e mitigando desafios logísticos, ampliando o acesso a alimentos de qualidade na rede municipal de ensino.  

 

Raul Fernandes

Cristiano Vieira