Região Centro-Sul escolhe educação como prioridade de investimentos no OP
A 19ª assembleia da rodada de 2025 do Orçamento Participativo (OP) foi realizada na Região Centro-Sul na terça-feira, 5. A plenária ocorreu no Centro da Comunidade Parque Madepinho (Cecopam), bairro Cavalhada. Foram registradas 586 pessoas, que elegeram seus delegados, conselheiros e prioridades de investimento direto para 2026. O subtema mais votado foi educação.
Houve espaço para dez falas da comunidade inscritas pelo Fórum Regional do OP (Frop), além das declarações dos atuais conselheiros da Região Centro-Sul, Pedro Claudio Pandolfo e Regina Ludimila de Moura, que compuseram a mesa de trabalho. O prefeito Sebastião Melo e secretários municipais ouviram os pronunciamentos da população e responderam aos questionamentos.
“A Região Centro-Sul avançou muito nos últimos anos. Obras como a Vicente Monteggia e a Jorge Pereira Nunes, tão pedidas pela comunidade, saíram do papel porque a população participou, e a prefeitura trabalhou junto. Mas sempre há mais a fazer. O Orçamento Participativo mostra que a cidade se constrói ouvindo as pessoas. O orçamento é limitado, as demandas são enormes, mas é com diálogo e prioridade que seguimos avançando. A participação popular é o que orienta e dá sentido às políticas públicas” - Prefeito Sebastião Melo.
Sobre as demandas por moradia e regularização fundiária, o diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), André Machado, apresentou boas notícias para o território. “Comemoramos um importante avanço na luta por moradia digna na região. Esse progresso se concretiza tanto com o início das obras do empreendimento Mulheres Guerreiras, quanto com a solução habitacional destinada às famílias que vivem às margens do Arroio Capivara, por meio do pagamento do bônus moradia e do encaminhamento para o programa de compra assistida, beneficiando 15 famílias”, informou.
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) recebeu demandas sobre sobre o desassoreamento de arroios e cobranças indevidas nas contas de água. “Estamos atentos às demandas da Região Centro-Sul e vamos analisar e implementar todas as ações que forem possíveis. Em relação às contas de água, já avançamos na busca de soluções para cada cidadão que, de alguma forma, se sentiu prejudicado”, destacou o diretor-presidente, Bruno Vanuzzi. Ele explicou ainda que foi protocolado na Câmara Municipal um projeto de lei que institui o Programa de Regularização Fiscal (Refis) do Dmae. “A proposta prevê a redução de multas e juros no pagamento de tarifas em atraso, além de 100% de desconto e atualização monetária para clientes de tarifa social e entidades comunitárias, oferecendo condições justas e acessíveis para a regularização. Nosso objetivo é facilitar a vida dos cidadãos", complementou.
O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, destacou que a Zona Sul terá a primeira Policlínica de Porto Alegre, ampliando o acesso a atendimentos especializados e exames. Além disso, será construído um novo Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi), com foco no cuidado em saúde mental de crianças e adolescentes.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou vacinação da gripe para todos os públicos e estará em todas as reuniões regionais, aplicando sempre antes de cada plenária. Também houve atendimento à população, com serviços do Procon Municipal. O público conferiu ainda a apresentação cultural do Grupo de Danças Gaúchas Gente da Gente
O OP é uma instância de organização da comunidade, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (Smgov). O secretário Cassio Trogildo destacou a participação de uma comitiva que esteve presente para conhecer o formato das assembleias, formada por representantes do Peru: deputado congressista do Peru, Luis Picon Quedo, o prefeito de San Mateo, Don Julio Pozzo, o assessor das cidades que têm uma ferramenta de participação popular no Peru, José Ballarezo Vázquez, e o estudante universitário de Lima, Luis Picon Alcântara. "O OP é reconhecido mundialmente. É uma honra receber este grupo de autoridades do Peru. A troca de experiências é muito rica", disse.
A próxima plenária ocorre nesta quarta-feira, 6, na Região Eixo Baltazar, no Vida Centro Humanístico, avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132, no bairro Costa e Silva, a partir das 19h.
Prioridades da região para investimento em 2026:
1º Educação - Smed
2º Saneamento Básico - Rede De Água E Esgoto Cloacal - Dmae
3º Habitação - Demhab
4º Pavimentação - Smoi/Smsurb
Eleição para o Conselho do OP na região:
Chapa Única:
1ª Titular: Regina Ludimila Mielniczuz de Moura
2ª Titular: Mariana Saling
1º Suplente: Pedro Claudio Pandolfo
2º Suplente: Joel Francisco Soares Vieira Junior
Calendário - Já foram realizadas as seis assembleias temáticas. Agora, ocorrem as 17 reuniões regionais, até 12 de agosto. Os encontros durante a semana são às 19h e, nos sábados, o início é às 15h. Confira aqui a programação completa. As assembleias também são transmitidas pelo YouTube. Acesse aqui o canal da prefeitura.
Como participar - Todos os cidadãos podem participar do ciclo do Orçamento Participativo. Basta entrar em contato com a subprefeitura da sua respectiva região ou com a Coordenação das Subprefeituras na Smgov. Veja aqui os endereços.
Leia mais:
Assembleia do Orçamento Participativo da Região Ilhas será em 12 de agosto
OP: Região Nordeste elege Saúde como prioridade de investimentos
Saneamento básico é a prioridade da região Glória para investimento do OP
OP da Região Partenon prioriza investimentos em Cultura
OP: Assistência Social é o tema mais votado para investimento na Região Cristal
Pavimentação é a prioridade do OP na Região Lomba do Pinheiro
OP: Prioridade de investimento da Região Cruzeiro é a Cultura
Ampliação do atendimento de saúde é destaque na assembleia do OP da Região Extremo Sul
Prefeitura oferece vacina da gripe e serviços do Procon nas assembleias do OP
OP: Região Noroeste elege esporte e lazer como prioridade de investimento
Medidas de proteção contra as cheias pautam OP da região Humaitá/Navegantes
Região Sul elege saneamento básico como prioridade de investimento no OP
Assembleias regionais do Orçamento Participativo começam pela Região Centro
Temática Educação e Esporte registra maior público entre as plenárias do OP
OP: Temática de Mobilidade Urbana elege investimento em paradas de ônibus como prioridade
Alterada a data da assembleia do Orçamento Participativo da região Ilhas
Regularização Fundiária é a prioridade eleita na quarta assembleia do OP
OP: Temática Saúde e Assistência Social debate investimentos em unidades de atendimento
Temática da Cultura elege descentralização como prioridade no OP
Rodada do OP 2025 inicia com plenária temática lotada
Andrea Brasil