OP: Temática de Mobilidade Urbana elege investimento em paradas de ônibus como prioridade
Na segunda-feira, 14, ocorreu a quinta assembleia da rodada do Orçamento Participativo de 2025. Com a temática Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU), fora registradas 206 pessoas na reunião realizada na Usina do Gasômetro. O público presente elegeu os seus delegados e conselheiros, além de escolher as prioridades de investimento direto na área. O subtema mais votado foi “Paradas, abrigos, terminais e estações”.
Durante a plenária, o prefeito Sebastião Melo, a vice-prefeita Betina Worm e secretários municipais apresentaram as principais entregas do governo e o atendimento às demandas da temática nos últimos anos, ouviram as falas da população e responderam aos seus questionamentos.
“Não existe cidade sem mobilidade humana. A assembleia desta noite foi uma oportunidade para ouvir de perto quem utiliza diariamente os ônibus e demais meios de transporte de Porto Alegre. É dialogando com a comunidade que podemos avançar em um sistema de transporte mais qualificado e uma passagem que caiba no bolso do cidadão” - Prefeito Sebastião Melo.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, apresentou as entregas da pasta e falou sobre a importância da participação popular para melhorar a circulação na cidade. “Este processo democrático permite que os cidadãos discutam sobre as suas necessidades e está alinhado com a proposta do Programa Mais Transporte, para oferecer qualidade nos deslocamentos e tornar o transporte público mais seguro e atrativo”, destacou.
Os serviços realizados para melhorar o acesso e a circulação nas vias localizadas nas comunidades foram abordados pelo titular de Serviços Urbanos, Vitorino Baseggio. “Estamos trabalhando fortemente nas pequenas grandes obras, que são fundamentais para os moradores das comunidades. Estamos sempre abertos ao diálogo, às sugestões, pois ninguém melhor do que quem vive o dia a dia nos bairros para apontar o que realmente precisa ser feito”, ressaltou.
Também expuseram ações na área o secretário municipal de Obras, André Flores, e o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Pedro Bisch Neto.
Após as apresentações, o microfone foi aberto para dez manifestações da comunidade previamente inscritas, além das falas dos atuais conselheiros da CTMU, Jairo Pereira e Geovani Machado, que compuseram a mesa de trabalho.
O OP é uma instância de organização da comunidade, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (Smgov). O secretário Cassio Trogildo destacou a mobilização comunitária. “A mobilidade é um tema importante na vida das pessoas que hoje puderam expor diretamente suas demandas para quem formula as políticas públicas", ressaltou.
A próxima reunião será nesta terça-feira, 15, com a temática de Educação, Esporte e Lazer (EEL), também na Usina do Gasômetro, às 19h.
Prioridades da plenária para investimento em 2026:
1º - Paradas, abrigos, terminais e estações - Smmu/EPTC
2º - Acessibilidade no transporte – Smmu/EPTC
3º - Pavimentação de vias - Smoi
4º - Projetos de segurança viária – placas, sinaleiras, sinalização, faixas de segurança, infraestrutura viária – Smmu/EPTC
Eleição de conselheiros da temática:
Chapa Única eleita por aclamação.
1º Titular: Geovani Machado
2º Titular: Jairo Pereira
1º Suplente: Lino Pereira Leite
2º Suplente: Cosme Moreira
Calendário - As assembleias temáticas e a da Região Centro ocorrem na Usina do Gasômetro até 16 de julho. Após este período, são realizadas as demais reuniões regionais, até 11 de agosto, completando-se o ciclo com as seis temáticas e 17 regiões do OP. Os encontros ocorrem, durante a semana, a partir das 19h, e, nos sábados, o início é às 15h. Confira aqui a programação completa. As assembleias também são transmitidas pelo YouTube. Acesse aqui o canal da prefeitura.
Como participar - Todos os cidadãos podem participar do ciclo do Orçamento Participativo. Basta entrar em contato com a subprefeitura da sua respectiva região ou com a Coordenação das Subprefeituras na Smgov. Veja aqui os endereços.
Leia mais:
Alterada a data da assembleia do Orçamento Participativo da região Ilhas
Regularização Fundiária é a prioridade eleita na quarta assembleia do OP
OP: Temática Saúde e Assistência Social debate investimentos em unidades de atendimento
Temática da Cultura elege descentralização como prioridade no OP
Rodada do OP 2025 inicia com plenária temática lotada
Andrea Brasil