Prefeitura dá continuidade às negociações com servidores municipais
Em reunião no final da manhã desta terça-feira, 8, na sede do Centro Administrativo Municipal (CAM), a prefeitura recebeu representantes da diretoria do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e sinalizou a reposição da inflação referente a 2024 - tanto para os salários dos servidores, quanto para o vale-alimentação. O pagamento será feito em cronograma a ser definido.
Nos próximos dias, o prefeito Sebastião Melo deverá receber os representantes da categoria para dar seguimento ao diálogo. Ao longo das últimas semanas, o governo municipal participou de cinco reuniões com a diretoria do sindicato e reafirmou o compromisso com a transparência, a responsabilidade fiscal e a busca de soluções responsáveis, considerando as limitações orçamentárias enfrentadas pelo município, decorrentes da enchente de maio de 2024.
“Da nossa parte, sempre existirá muito respeito, diálogo e construção. Reafirmamos o compromisso do governo com a transparência e responsabilidade fiscal diante desse momento muito delicado do ponto de vista orçamentário e financeiro enfrentado pelo município. A mesa de diálogo seguirá sempre aberta”, afirma o secretário-Geral de Governo, André Coronel.
Participaram da reunião o secretário municipal de Administração e Patrimônio, Cassiá Carpes; a secretária municipal da Fazenda, Ana Pellini; o secretário de Comunicação, Luiz Otávio Prates; a chefe de Gabinete do Prefeito, Carolina Seeger; o secretário-adjunto Geral de Governo, Gelson Guarda; o secretário-adjunto de Administração e Patrimônio, Artur Alfaro; além de outros representantes da administração municipal. O Simpa esteve acompanhado da deputada estadual Sofia Cavedon e dos vereadores Grazi Oliveira, Jonas Reis, Juliana de Souza, Karen Santos e Roberto Robaina.
Reajustes e medidas salariais - Os índices da defasagem inflacionária apresentados pelo sindicato não correspondem ao período da atual gestão. Entre 2022 e 2023, o Executivo concedeu um reajuste salarial de 15,85% e aumentou em 35% o vale-alimentação. Em 2021, durante a pandemia, a concessão de reajustes foi impossibilitada pela Lei Federal 173/2020. Em 2024, a prefeitura repôs em 4,62% o vale-alimentação.
Além disso, a prefeitura propôs recentemente um complemento remuneratório para os servidores que recebem até um salário mínimo básico, com pagamento retroativo a janeiro de 2024. O projeto de lei que viabiliza essa medida já está em tramitação na Câmara Municipal.
Lissandra Mendonça