Porto Alegre é reconhecida como referência nacional no uso de IA no setor público

30/01/2026 15:30
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Na saúde, detecção precoce do câncer de mama é uma das iniciativas com IA em desenvolvimento

Porto Alegre foi selecionada, por meio do Gabinete de Inovação, para integrar a Coalizão de Cidades com Inteligência Artificial no Brasil (CIIAR Brasil), iniciativa que reúne os municípios mais avançados do país na adoção responsável da IA aplicada à gestão pública e aos serviços oferecidos à população. O lançamento oficial ocorrerá em abril, em Buenos Aires, sede da Rede de Inovação Local (RIL), responsável pelo programa.

A capital gaúcha está entre as dez escolhidas em um universo de 46 candidaturas de todas as regiões do país, o que reforça o seu protagonismo nas agendas de inovação, transformação digital e modernização do setor público.

Por isso, passará a integrar uma rede estratégica de municípios referência na América Latina no uso responsável de IA no setor público. A participação na rede envolve acesso a capacitações, intercâmbio entre governos, apoio técnico especializado e articulação com o ecossistema govtech latino-americano. 

A Prefeitura de Porto Alegre foi selecionada por já desenvolver ações concretas e pioneiras para incorporar a IA à administração municipal, ser reconhecida como liderança na área e inspirar outras cidades. A seleção considerou a maturidade institucional, a capacidade técnica das equipes e o compromisso com o uso ético e estratégico da tecnologia. Além de Porto Alegre, participam da primeira fase da coalizão Belém, Fortaleza, Florianópolis, Guarujá, João Pessoa, Maringá, Recife, Rio de Janeiro e Teresina.

Iniciativas em desenvolvimento - Uma das iniciativas em desenvolvimento é o SmartGen, inteligência artificial generativa criada pela Procempa em 2025 para ajudar a modernizar e agilizar rotinas administrativas, com garantia de privacidade e segurança da informação. 

Na área infraestrutura urbana, a IA é parte fundamental do sistema Gipav, gerido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), que utiliza modelos de visão computacional e de inteligência para mapear a qualidade dos pavimentos nos cerca de 3.400 quilômetros de vias da cidade. 

Na área da saúde, a Procempa, com base em modelos do MIT/US, estabeleceu parceria com a Santa Casa para testar soluções de IA voltadas à detecção precoce do câncer, como o Mirai, para câncer de mama, e o Sybil, para câncer de pulmão, além do SkinScan, ferramenta de apoio à avaliação dermatológica de lesões suspeitas de câncer de pele. 

No campo jurídico, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) também passou a incorporar soluções de inteligência artificial. Outras aplicações, como a central do cidadão, o cercamento eletrônico e o cidadão digital também incorporam módulos inteligentes de aplicação da IA no setor público. 

Escola de Inovação - Mais uma iniciativa estratégica da gestão municipal envolve a criação da Escola de Inovação, lançada em julho de 2025 e coordenada pelo Gabinete de Inovação com apoio da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap). 

"Essas capacitações são fundamentais para que os atores da gestão pública possam se sentir seguros para adotar novos processos e absorver inovações, e já inspiram outros municípios a fazerem o mesmo. A inovação, quando aliada ao conhecimento e ao uso responsável da tecnologia, amplia a capacidade do governo de entregar melhores resultados à cidade e à população”, destaca o secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto.

Manuela Kuhn

Bianca Dilly