Portal de Serviços chega a 300 mil tíquetes de atendimento

19/09/2022 10:02

O Portal de Serviços da Secretaria Municipal da Fazenda atingiu a marca de 300 mil tíquetes de atendimento. O sistema, originalmente adquirido para substituir as demandas realizadas por e-mail, tornou-se o principal canal da Loja da Fazenda a partir da pandemia de Covid-19. 

A flexibilidade da ferramenta permitiu a inclusão de todos os serviços da Loja de Atendimento em seus demais canais, como o presencial, telefônico e por e-mail, agregando as solicitações em uma só plataforma. Suas principais vantagens são a disponibilidade 24 horas por dia, sete dias da semana via Internet e o controle que o contribuinte tem de todas as demandas apresentadas à Fazenda.

Para a secretaria, as principais vantagens consistem em permitir o atendimento não presencial e propiciar a gestão remota dos fluxos de atendimento através de alertas, relatórios e gráficos do sistema. Todas as demandas da Receita Municipal, como solicitações de revisão cadastral, impugnações, averbações, reclamações tributárias, solicitações de guias de ITBI, certidões, entre outros, são atendidas pelo Portal de Serviços, canal pelo qual a loja recebe cerca de 40% das solicitações diárias.

Agilidade - A solicitação de número 300 mil tratava-se de um pedido de inscrição municipal, que foi atendida apenas 18 minutos após seu envio. Os serviços têm prazos diferentes de atendimento de acordo com a sua complexidade e tramitação em áreas distintas. A principal meta da Loja de Atendimento da Fazenda é que ao menos 90% dos tíquetes sejam atendidos dentro do prazo estipulado.

Em breve, o sistema deverá contar com a autenticação gov.br para melhorar a assertividade quanto à legitimidade para requerer em questões tributárias, eliminar formulários em papel e, ainda, contar com a integração com os sistemas de protocolo, gerando processos eletrônicos de forma automática a partir do envio da documentação pelo Portal de Serviços.


Canais de Atendimentos
Site: prefeitura.poa.br/smf
Portal de Serviços: atendimentofazenda.portoalegre.rs.gov.br
Telefones: 156, opção 4 ou (51) 3289-0156, opção 4, das 9h às 16h
Manual de orientações: manualfazenda.portoalegre.rs.gov.br
WhatsApp: (51) 3289.1540 ou pagamentofazenda.portoalegre.rs.gov.br
Parcele on-line: parcelamentofazenda.portoalegre.rs.gov.br

Adriana Ferrás

Lissandra Mendonça