Porto Alegre terá escola municipal cívico-militar

18/07/2023 09:27

A futura Escola Municipal João Carlos D’avila Paixão Côrtes - EMEF Laçador -  construída na Vila Ipiranga, no terreno que foi sede da Escola Estadual Dr. João Batista de Lacerda, está adequada à Lei estadual 15.401, de 2019, que prevê a participação de monitores ligados à Brigada Militar como colaboradores da gestão escolar. A obra foi realizada em parceria com a Cyrela Goldsztein, por meio de contrapartidas, sem custos para os cofres públicos. 

"Será uma escola padrão, com educação integral e infraestrutura adequada, projetada pela Unidade de Obras da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e construída pelo modelo de contrapartida da iniciativa privada. Haverá a presença de dois monitores da Brigada Militar, que irão colaborar com a comunidade escolar, mas não terão interferência na programação pedagógica, que ficará por conta dos nossos professores da rede municipal de ensino", explica o secretário de Educação, José Paulo da Rosa.

O prédio foi construído em um amplo terreno de mais de 4.700 metros quadrados com 1.317 metros quadrados de área construída. O espaço contará com 12 salas de aula, laboratório de ciências, sala de inovação e biblioteca. A escola terá capacidade de atender mais de 300 alunos do jardim A e B e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, no formato de Educação Integral. A entrega está prevista para o início de 2024.

O novo colégio levará o nome do artista nativista Paixão Côrtes, falecido em 2018, que serviu de modelo para a criação do monumento do Laçador.

Julio Lemos

Cristiano Vieira