Sine Municipal abre inscrições para cursos on-line gratuitos de qualificação profissional

11/08/2021 13:15

  

Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Programa é direcionado a pessoas carentes, em situação de vulnerabilidade, com deficiência, mulheres negras, idosos e LGBTQIA+

O Sine Municipal abriu nesta quarta-feira, 11, inscrições para cursos on-line gratuitos de qualificação profissional direcionados a pessoas em situação de vulnerabilidade, com deficiência, mulheres negras, idosos, comunidade LGBTQIA+ e população carente. Os cursos incluem comunicação oral e escrita, educação financeira, Tecnologia da Informação (TI), inglês e temáticas como diversidade, inclusão, resiliência e inteligência emocional.

A capacitação é oferecida através de parceria do Sine Municipal com o Programa Geração Crescer, desenvolvido pelo Instituto Crescer, Itaú Unibanco e a Microsoft. “A falta de qualificação profissional é a principal dificuldade para conseguirmos incluir as pessoas que procuram o Sine nas vagas cadastradas. Cursos como estes são nosso objetivo de trabalho e nossa meta nesta gestão”, ressalta o diretor do Sine, Adriano Weinmann.

Os interessados podem realizar a inscrição aqui. Após o primeiro curso, é necessário informar que conheceu o projeto via Sine POA para obtenção do certificado. Também será oferecido um conteúdo exclusivo para auxiliar no processo de qualificação profissional.

Estrutura da qualificaçãoO programa é dividido em três núcleos: Básico, Fundamentos e Profissionalizante. No Básico, o participante é capacitado quanto à temática Educação Cidadã, que engloba desde comunicação oral e escrita até conteúdos ligados à qualidade de vida e educação financeira.

Ao chegar ao núcleo Fundamentos, os alunos aprendem sobre Tecnologia da Informação (TI), que inclui desde o acesso a informações e comunicação on-line, até programas do pacote Office 365, como Word, Powerpoint e One Drive.

Já na terceira fase, a Profissionalizante, há indicações de cursos de tecnologia e obtenção de certificações na plataforma Microsoft Learn, com conteúdo intermediário e avançado para aqueles que desejam ingressar ou evoluir em carreiras de tecnologia da informação e aprender noções de programação. Há também cursos do LinkedIn, que têm como objetivo aprofundar temáticas como diversidade, inclusão, resiliência e inteligência emocional.

Entrando no mercado de trabalho - Realizado pelo Instituto Crescer desde 2006, o Programa Geração Crescer já incluiu mais de 40 mil profissionais no mercado de trabalho, em sua maioria, pessoas com baixa escolaridade e de zonas periféricas das cidades. O encerramento do programa está previsto para outubro de 2021.

O programa oferece apoio a residentes no Brasil, jovens acima de 18 anos, adultos e pessoas com mais de 60 anos em busca de uma oportunidade de trabalho e de capacitação frente à crise econômica agravada pela pandemia do coronavírus.

Além das aulas pela internet, o projeto também prevê indicação gratuita de currículos para empresas parceiras e busca ativa de oportunidades em diversas companhias. Os participantes contam com auxílio para a montagem do currículo e divulgação nos principais sites de anúncio de vagas, bem como orientação para entrevistas.

Segundo a diretora do Instituto Crescer, Luciana Allan, a oferta de programas como o Geração Crescer é fundamental no contexto atual. “Abrir caminho para oportunidades de emprego é algo muito valioso, especialmente neste momento, em que a pandemia afetou o mercado. Mas o programa tem um papel ainda mais importante, porque capacita profissionais com as novas habilidades exigidas, não só para as ocupações de hoje, mas também para as do futuro”, destaca Luciana.

Carga horária dos cursos:

Qualidade de Vida e Trabalho: seis horas

Comunicação e Expressão: cinco horas

Educação Financeira: três horas

Cultura Digital: sete horas

Produtividade: 11 horas

Inglês: cinco horas

 

Maria Emilia Portella

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes