Desenvolvimento Social foca nas políticas de direitos humanos e no atendimento a pessoas em situação de rua

13/03/2021 10:38
Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Diretoria de Direitos Sociais Básicos fará ações para o enfrentamento à pobreza extrema

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) remodelou a sua organização interna para modernizar e aperfeiçoar os serviços prestados à sociedade. A nova proposta, efetivada a partir do Decreto 20.916, de 28 de janeiro de 2021, segue os princípios da gestão do prefeito Sebastião Melo.

Para atingir resultados de maior eficiência, o organograma da secretaria também foi revisto, como destaca o secretário Léo Voigt. “O nosso foco são projetos com mérito, ressonância e impacto, com geração de oportunidades, princípios éticos e que realmente mudem as vidas das pessoas em situação de vulnerabilidade.”

Foco nas pessoas

Do ponto de vista organizacional, a SMDS enxugou a estrutura, mas ampliou o atendimento. Serão apenas cinco diretorias: Trabalho, Emprego e Renda; Direitos Sociais Básicos; Direitos Humanos e outras Identitárias; Acessibilidade; Gestão. A urgente atenção à população adulta em situação de rua e ao enfrentamento à pobreza extrema estarão atendidos pela Diretoria de Direitos Sociais Básicos.

À Diretoria de Acessibilidade cabe o desenvolvimento de políticas públicas e apoio a ações que visem a proporcionar uma autonomia e melhor qualidade de vida e mobilidade às pessoas com deficiência. Na transversalidade com a Secretaria de Obras e Infraestrutura e com a Secretaria de Mobilidade Urbana, irá acompanhar e sugerir alterações e novos acessos nos prédios, praças e parques públicos municipais. Dentre as atribuições da SMDS está também o apoio administrativo ao Conselho Tutelar em suas dez microrregiões.

Visão do todo para situações específicas

À antiga Diretoria dos Direitos Humanos foi acrescida Outras Identitárias, onde serão definidas politicas baseadas nos interesses das comunidades de forma transversal entre as coordenações. “Além de moldar ações para que os grupos tenham suas reivindicações ouvidas e ganhem visibilidade social, vamos integrar os atendimentos. Uma pessoa pode ser negra, idosa, LGBT e imigrante. Assim, todas as unidades precisam se conversar para um atendimento completo,” ressalta Voigt.

Para ver como ficou a estrutura da secretaria, clique aqui.

 

  

 

Maria Emília Portella

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes