Programação do Abril Indígena 2019 continua nesta quarta-feira

10/04/2019 11:30

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio das Secretarias Municipais da Cultura (SMC) e de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), está apoiando o Abril Indígena 2019: conhecimentos e territórios tradicionais. O evento começou na terça-feira, 9, e segue até 31 de maio, com entrada franca, no primeiro andar do Memorial do RS (rua 7 de Setembro, 1020, Centro Histórico).

A iniciativa é promovida pelo Museu Antropológico do RS, Arquivo Histórico do RS, Memorial do RS e Museu Arqueológico do RS, pertencentes à Secretaria Estadual da Cultura (Sedac). A mostra destaca as trajetórias históricas dos povos indígenas, suas ações políticas e estratégias de existência na sociedade brasileira, sobretudo na luta pelo reconhecimento das terras tradicionais. 

O público pode conferir exposição, mesas de especialistas - com nomes ligados à temática indígena -, além da exibição de audiovisuais e rodas de conversas com integrantes dessas comunidades, além da projeção de filmes do projeto Tela Indígena, materiais do Núcleo de Saberes Indígenas (UFRGS), e peças de instituições de defesa das comunidades, como o Conselho Indigenista Missionário (CIMI-Sul) e a Assessoria a Povos Indígenas e Comunidades Quilombolas (SEMEAR/SAJU/UFRGS).

A exposição apresenta itens do acervo da Unidade dos Povos Indígenas e Direitos Específicos, pertencente à diretoria-geral dos Direitos Humanos da SMDSE, documentos originais e imagens do Arquivo Histórico do RS que remetem aos primeiros contatos com comunidades nativas do Rio Grande do Sul, em uma edição especial do projeto Mês a Mês na História. 

Abril Indígena 2019 tem a colaboração de diversos agentes da sociedade civil: instituições de apoio e defesa de direitos, ONGs, núcleos universitários de pesquisa e as próprias comunidades, nas figuras de seus representantes. O evento integra a 17ª Semana Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro dos Museus (IBRAM) e a programação local da Noite dos Museus, em Porto Alegre, prevista para 18 de maio.

A Ação Educativa do Memorial do RS oferece visitas mediadas à exposição para grupos e escolas. O agendamento prévio deve ser encaminhado para memorial.acaoeducativa@gmail.com, com horários disponíveis entre terça e sexta-feira, das 10h às 17h.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 10 (14h) 
Mesa 2 - Filmes e roda de conversa com lideranças e comunidades

•  Xapiri, de Leandro Lima e Gisela Motta;

•  Mborai  e jerojy mbya - Canto e dança mbya guarani, de Wera Tukumbó Agustinho Moreira e Kuaray Alexandre Ortega;

•  Mbya Mirim (Neneco e Palermo), de Patrícia Ferreira e Ariel Ortega, vídeo nas Aldeias;

•  Osiba Kangamuke - vamos lá, criançada, de Haja Kalapalo, Tawana Kalapalo, Thomaz Pedro, Veronica Monachini.

Dia 11 (14h) 
Mesa 3 - Territórios Tradicionais

•  Rodrigo Venzon -  CEPI-RS (mediador);

•  Roberto Liebgott - CIMI/RS;

•  Cacique Timóteo Oliveira – Ponta do Arado;

•  Prof. Dr. José Catafesto (PPGAS/LAE/UFRGS)

•  André Benites (liderança indígena).

De 9 de abril a 31 de maio: exposição de acervo arqueológico e etnográfico, documentos históricos, artesanato, fotografias e exibição simultânea de filmes do projeto Tela Indígena. De terça a sábado, das 10h às 18h; domingos e feriados, das 13h às 17h.

 

Andrea Pinto Schoeler

Matheus Beust