IEI Vila União: Primeira obra do Infância em Construção já está em andamento
A primeira das 12 obras previstas no projeto Infância em Construção, da Secretaria Municipal de Educação (Smed), já está em andamento. Trata-se da ampliação da Instituição de Educação Infantil (IEI) Vila União, no bairro Sarandi. A escola está sendo reformada através do Instituto Alma Mater, com investimento total de R$ 1 milhão, destinado pelo Instituto Ling. A previsão de conclusão é dezembro de 2025.
"Temos um compromisso de zerar o déficit de vagas na educação infantil até 2028. Neste ano, já reduzimos mais de 40%. Atingir nosso objetivo só será possível através da ampliação de parcerias e da construção de novas escolas, e é isso que estamos fazendo", afirma o secretário Leonardo Pascoal. "Nesta unidade, estamos dobrando a capacidade de atendimento. Hoje, 97 crianças são atendidas e, com a conclusão das obras, serão cerca de 195", acrescenta.
A obra compõe o Projeto Aurora Infraestrutura do Instituto Alma Mater, que foca no compromisso concreto com a educação infantil da Capital. "Estamos garantindo não apenas melhorias estruturais, mas também de oportunidades. Ver a obra já com 15% de andamento e a perspectiva de conclusão até o final do ano nos enche de orgulho e esperança. Para a primeira infância, esse tipo de iniciativa significa mais do que acesso à escola - é uma base sólida para o desenvolvimento, fortalecimento de vínculos e transformação real para toda a comunidade", destaca Fernanda Etchepare, presidente do instituto.
Infância em Construção - As ações envolvem a construção de novas escolas e a ampliação e reformas de escolas municipais de educação infantil. Ao todo, R$ 35 milhões serão destinados por instituições privadas sem fins lucrativos, que resultarão na ampliação de 1,8 mil novas vagas escolares.
As obras que ocorrerão em prédios próprios do município devem ser concluídas em um ano. Os valores para as construções serão destinados por sete instituições: Instituto Jama, Instituto Cultural Floresta, Instituto Franco, Instituto Mari Johannpeter, Instituto Helda Gerdau, Instituto Ling e Instituto Alma Mater.
Bianca Dilly