Prefeitura atualiza balanço do auxílio para moradores atingidos por enchentes

27/10/2023 17:16
Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Muitas famílias foram afetadas pelas chuvas de setembro

A Prefeitura de Porto Alegre atualizou nesta sexta-feira, 27, o número de benefícios concedidos por meio do Programa Municipal de Recuperação Emergencial e Auxílio Humanitário, criado para atender aos moradores prejudicados pelas enchentes de setembro. O número de vistorias em locais atingidos chegou a 497 (veja abaixo) e a quantidade de benefícios confirmados é de 349.

Entre os auxílios confirmados estão 281 para a compra de eletrodomésticos/móveis residenciais e 26 para restabelecimento de negócios/comércios. Ao mesmo tempo, já foram pagos 42 benefícios de Estadia Solidária. 

Os auxílios para compra de eletrodomésticos/móveis e restabelecimento de negócios/comércios são de R$ 3 mil e pagos uma única vez, via cartão de débito do Banrisul. No caso da Estadia Solidária, cada família recebe, por três meses, R$ 700 (valor depositado em conta bancária). O benefício pode ser prorrogado por igual período, caso seja necessário.

A prefeitura seguirá a busca ativa por beneficiários até 31 de outubro, incluindo a procura por unidades de triagem de resíduos que podem receber incentivo financeiro para reestruturação e famílias que precisam ter casas reconstruídas (outros dois benefícios previstos no programa).

A partir de 1° de novembro, núcleos familiares que desejarem receber avaliação para ver se estão enquadrados nos critérios do programa devem se dirigir a alguma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou ligar para o 156 para fazer a solicitação de análise.

Total de vistorias de 4 a 27 de outubro: 497
Ilha Grande dos Marinheiros - 182
Ilha da Pintada - 82
Vila dos Sargentos - 73
Ilha Mauá - 63
Lami - 44
Vila dos Pescadores - 18
Ilha do Pavão - 16
São José - 8
Ilha das Flores - 4
Guarujá - 4
Anchieta - 3

Samuel Bizachi

Lissandra Mendonça