Previsão de pautas: segunda-feira, 29 de abril

29/04/2024 08:30

POUSADAS - As vistorias da Prefeitura de Porto Alegre a pousadas responsáveis por parte do atendimento assistencial do município começam nesta segunda-feira, 29. A força-tarefa, instituída por determinação do prefeito Sebastião Melo, irá avaliar a estrutura de acolhimento das unidades da Pousada Garoa, que desde 2020 fornece leitos à prefeitura para abrigar pessoas em situação de rua.

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atenderá moradores dos bairros Lomba do Pinheiro, Lageado e Anchieta durante a semana. Nesta segunda-feira, 29, o ônibus estaciona na Quinta do Portal, bairro Lomba do Pinheiro, das 9h às 15h30. Contra a gripe, a vacinação estará acessível para os grupos prioritários (veja aqui). Estarão disponíveis consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos.

DENGUE - A prefeitura vai realizar uma operação de bloqueio químico, com aplicação de inseticida, no bairro Vila Jardim a partir das 9h desta segunda-feira, 29. A ação tem saída da rua Prazeres, 1.269. O perímetro da pulverização abrange parte das ruas Prazeres, Ernesto Pellanda, Itapema, Vital Brasil, Manoel Bandeira e Platão. A atividade estava prevista para a quinta-feira, 25, mas foi cancelada por causa do mau tempo, o que pode voltar a ocorrer em caso de chuva. 

FIOS SOLTOS - Nesta segunda-feira, 29, a força-tarefa para retirada dos fios e cabos estará na avenida avenida Sertório, no bairro Sarandi, sentido Centro-bairro, a partir das 8h30. A operação coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) acontece nas segundas, quartas e sextas com equipes da prefeitura junto às empresas de telecomunicações. Na quarta-feira, 1º, em função do feriado do Dia do Trabalho, não haverá o serviço. A operação será retomada na sexta-feira, 3, e seguirá na avenida Sertório. A programação pode ser alterada devido às condições climáticas.

HABITAÇÃO - O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) publicou, no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), o último chamamento para credenciamento de empresas interessadas em participar de produção habitacional de interesse social. Os interessados poderão enviar nesta segunda-feira, 29, a documentação detalhada via edital, em PDF, para o e-mail chamamento@demhab.prefpoa.com.br. A ação faz parte do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Essa é a segunda fase de chamamento das empresas, a primeira ocorreu em janeiro deste ano. O resultado será divulgado no dia 20 de maio.  

CONTA DE ÁGUA - A prefeitura disponibilizou mais dois novos serviços no WhatsApp do 156. O cidadão agora pode realizar o autoatendimento pela plataforma e solicitar revisão e parcelamento das contas de água. Para utilizar o serviço basta salvar o número (51) 3433-0156 na agenda do celular e dar um “oi” no WhatsApp. Depois o usuário clica na opção “Água e Esgoto (Dmae)” e na sequência nos ícones Revisão ou Parcelamento.

GRIPE - A dose da vacina contra a influenza está disponível nas unidades de saúde da Capital, também, para membros de forças de salvamento e da segurança, Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo e portuários. Os grupos prioritários já estão todos contemplados na campanha, que tem prosseguimento até 31 de maio. A vacina já está disponível para idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), quilombolas, indígenas, trabalhadores da saúde de todos os níveis, públicos e privados, trabalhadores da educação do ensino básico ao superior, pessoas com comorbidades e condições clínicas especiais de todas as idades a partir dos seis meses, pessoas com deficiência, adolescentes e jovens (12 a 21 anos) cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

EMPREENDEDORISMO - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Extraordinária de Trabalho e Qualificação Profissional (SMTQ), abriu inscrições para o evento “Diálogos para o desenvolvimento econômico com impacto social - Uma oportunidade para novos conhecimentos e conexões”. A atividade é gratuita e ocorre no dia 4 de maio, das 8h30 às 16h30, no auditório da Unisenac (rua Cel. Genuíno, 130 - Centro Histórico). O espaço é limitado e o formulário para inscrições pode ser acessado aqui

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - Estão abertas as inscrições para 328 vagas de cursos gratuitos de qualificação profissional na área de construção civil. A iniciativa ocorre por meio de um convênio estabelecido entre a Prefeitura de Porto Alegre e o Governo do Estado, dentro do projeto Qualificação RS. As aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e as solicitações de inscrições podem ser feitas no link. O prazo final é 15 de maio, às 18h.

REMOÇÃO DE FIOS - As empresas interessadas em participar do credenciamento para o serviço de remoção de fios na Capital tem até as 18h do dia 16 de maio para encaminhar os documentos de habilitação e qualificação ao e-mail smp@portoalegre.rs.gov.br. Os documentos serão avaliados por uma comissão técnica julgadora. Após a publicação do resultado, será aberto prazo de dois dias para impugnação. A prefeitura publicou em 16 de abril, no Diário Oficial do Município de Porto Alegre (Dopa), edital de chamamento público para credenciamento de empresas interessadas na prestação de serviços de remoção e o correto descarte e destinação de fios de telecomunicações em desuso nos postes da rede de distribuição de energia de Porto Alegre. 

COVID-19 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anuncia o desabastecimento da vacina bivalente contra Covid-19 nas unidades da Capital. Não há previsão de abastecimento do imunizante pela Secretaria Estadual da Saúde. Não há desabastecimento das vacinas destinadas ao público infantil - seja para bebês ou crianças com menos de 12 anos. Segundo informação do Ministério da Saúde, o processo de aquisição de vacinas com composição atualizada de variantes do novo coronavírus já aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária está na fase final. A distribuição da vacina bivalente pelo Ministério da Saúde aos estados será feita a partir do recebimento de remessas do laboratório fabricante.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes