Moradores do Sul e Extremo-sul recebem auxílio após enchentes

26/10/2023 17:31
Pedro Piegas / PMPA
Desenvolvimento Social
Júlio César é morador do Lami e vai usar o benefício para reequipar sua casa

A Prefeitura de Porto Alegre entregou nesta quinta-feira, 26, mais cartões do Programa Municipal de Recuperação Emergencial e Auxílio Humanitário, criado para atender aos moradores prejudicados pelas enchentes de setembro. Pela manhã, beneficiários do bairro Serraria receberam o auxílio para compra de eletrodomésticos e móveis. Na parte da tarde, foi a vez dos moradores do Lami.

As entregas ocorreram nas subprefeituras das regiões Sul e Extremo-Sul. Ao menos 194 benefícios já foram confirmados pela gestão municipal em diferentes bairros.

“Já tínhamos sofrido com algumas cheias, mas desta vez destruiu muita coisa em casa. Eram 5h de uma madrugada de setembro quando acordei com a água invadindo os quartos e subindo rápido. Só deu tempo de botar o filho no colo e sair. Perdemos praticamente tudo o que estava dentro”, conta Célia Coettems, 40 anos, trabalhadora autônoma e uma das moradoras do Lami que receberam o auxílio.

Quando a água baixou, Célia voltou para casa. Mas teve de improvisar. “Ganhamos algumas doações e arrumei uns pallets emprestados para usar como cama. Agora, com o auxílio, a ideia é comprar cama, colchão, guarda-roupa e armário novos para tentar voltar ao normal”, relata a moradora do Extremo-Sul.

O gari Júlio César Val, 53 anos, também do Lami, é outro contemplado com o benefício da prefeitura. “A água ficou pela cintura. Foi terrível. Perdi geladeira, pia, TV. Esse valor já vai ajudar a repor esses itens. São as nossas prioridades nesse momento”, lembra o morador.

Benefícios - No balanço mais recente, com dados contabilizados até terça-feira, 24, 347 vistorias foram realizadas por equipes da prefeitura em casas atingidas pelas chuvas. Desse número, 196 processos foram abertos e 194 benefícios habilitados. Ao menos 153 famílias já garantiram ajuda para a compra de eletrodomésticos e móveis, enquanto 41 já receberam depósitos do Estadia Solidária. Novo balanço deve ser divulgado nos próximos dias. Os dois benefícios fazem parte do recém-criado programa municipal, que prevê ainda outros três auxílios.

Critérios - Um parecer técnico foi elaborado pela Defesa Civil Municipal e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) para estabelecer um protocolo a ser seguido nas vistorias. As visitas iniciais começaram pelos pontos mais críticos, como as ilhas da Pintada e dos Marinheiros, Vila dos Sargentos, Ponta Grossa, Lami, entre outras. Mas, depois, se estenderam a outras áreas da cidade. Entre elas, Guarujá, São José e Anchieta.

Valores - O auxílio para compra de eletrodomésticos e móveis é de R$ 3 mil e pago uma única vez, por núcleo familiar. Para viabilizar os pagamentos desse benefício, a prefeitura firmou um termo de cooperação com o Banrisul, que distribui os valores por meio de cartão magnético de débito. O acordo com o banco não gerou custos ao município.

No caso da Estadia Solidária, cada família recebe, por três meses, R$ 700,00 (valor depositado em conta bancária). O benefício pode ser prorrogado por igual período, caso seja necessário. Depois disso, se o grupo familiar ainda não conseguir voltar para a sua moradia, o aluguel social será disponibilizado.

A prefeitura também procura comerciantes que podem estar aptos a receber o auxílio para comércio/negócios, unidades de triagem de resíduos que podem receber incentivo financeiro para reestruturação e famílias que precisam ter casas reconstruídas (outros três benefícios previstos no programa).

A busca ativa seguirá até 31 de outubro nos locais atingidos. A partir de 1° de novembro, núcleos familiares que desejarem receber avaliação para ver se estão enquadrados nos critérios do programa devem se dirigir a alguma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou ligar para o 156 para fazer a solicitação de análise.

Total de vistorias desde 4 de outubro: 347
Ilha da Pintada - 82
Vila dos Sargentos -  67
Ilha Mauá -  63
Ilha Grande dos Marinheiros - 58
Lami - 42
Vila dos Pescadores - 18
Ilha das Flores - 4
Guarujá - 4
Anchieta - 3
São José - 3
Ilha do Pavão - 3

 

Samuel Bizachi

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes