Capital inicia Outubro Prata com mutirão de serviços para idosos

03/10/2022 08:42
Robson Da Silveira / PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Mês terá ações voltadas para garantia dos direitos e qualidade de vida

A prefeitura preparou uma programação especial para comemorar o Outubro Prata, com ênfase nas políticas públicas para população idosa. Nesta segunda-feira, 3, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) promove o evento Pessoas Idosas: Eu Cuido, Eu Respeito, no Centro Histórico.

A atividade começa com uma caminhada orientada da Praça da Alfândega (em frente ao Banrisul) em direção ao Largo Glênio Peres, com concentração às 9h e início às 9h30. No largo, das 10h às 16h, diversas entidades disponibilizarão atendimentos gratuitos, como orientações jurídicas, de saúde e entretenimento. A ação é realizada pela Coordenação de Direitos do Idoso em parceria com o Conselho Municipal do Idoso (Comui).

Para a coordenadora de Direitos do Idoso, Cassia Kuhn, esta é uma oportunidade de conscientizar sobre os direitos e as políticas específicas. “O primeiro dever da sociedade é reconhecê-los como seres humanos dignos de todo o respeito e gratidão, todos os dias do ano”, afirma Cassia.

No sábado, 1º de outubro, quando se comemorou o Dia Internacional da Pessoa Idosa, a Câmara Municipal de Porto Alegre, por meio da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, realizou solenidade de abertura das comemorações do Outubro Prata, em parceria com o Comui e a SMDS. A cerimônia ocorreu no Plenário Ana Terra e foi aberta ao público.

Programação – Ao longo do mês de outubro foram planejadas diversas atividades com o Conselho Municipal do Idoso e as instituições que atendem pessoas idosas em Porto Alegre. Confira aqui a programação completa.

São parceiros do Outubro Prata as secretarias municipais de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), Saúde (SMS), Ministério Público, Delegacia do Idoso, Defensoria Pública, Cruz Vermelha Brasileira, Procon, Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan), Asilo Padre Cacique, Sesc-RS, Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (Anapps), entre outras instituições e grupos.

 

Eduarda Alcaraz

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes