Bota-Fora atende parte do bairro Partenon nesta sexta

26/04/2024 09:04
SMSURB / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Serviço beneficia cerca de 200 comunidade em vulnerabilidade social.

O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço em dez comunidades desta terça-feira, 23, até sexta-feira, 26. A ação ocorre a partir das 8h. Equipe atende nesta sexta-feira, 26, a comunidade Aparício Borges (Partenon).

A iniciativa surgiu de ações semelhantes realizadas esporadicamente pelo DMLU e tornou-se uma atividade permanente, que tem o objetivo de auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos. O projeto atende regiões em situação de vulnerabilidade social, beneficiando cerca de 200 comunidades.

A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação do serviço é feita por meio de cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro.

O diretor-geral do DMLU, Carlos Hundertmarker, lembra aos cidadãos de seu compromisso social sobre a conservação da Capital. “Temos que estimular nos cidadãos o sentimento de pertencimento à sua cidade, só assim teremos apoiadores ao descarte correto de resíduos e a redução dos focos irregulares de lixo. O Bota-Fora é uma oportunidade onde a população beneficiada pode descartar corretamente seus materiais volumosos, evitando descartes incorretos e ajudando a manter Porto Alegre mais limpa”, conclui.

Além do Bota-Fora, o descarte desses materiais pode ser feito diretamente em uma das Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU. As UDCs, também chamadas de Ecopontos, recebem madeira, móveis velhos e entulhos e estão estrategicamente distribuídas pela cidade. Para mais informações sobre os locais, acesse aqui. Para consultar as próximas comunidades a serem atendidas pelo primeiro ciclo do Bota-fora em 2024, clique neste link. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).

Programação por comunidades*:

Terça-feira, 23: Orfanotrófio 1 e 2 (Cristal), Arapeí (Cristal), Cruz Alta (Cristal) e Núcleo Esperança (Restinga);

Quarta-feira, 24: Bonsucesso (Lomba do Pinheiro), Terra Nova (Jardim Itu), Alto da Lagoa (Jardim Itu), Passo das Pedras (Jardim Itu) e Beco dos Coqueiros (Jardim Itu);

Sexta-feira, 26: Aparício Borges (Partenon).

*O DMLU esclarece que o programa Bota-Fora é realizado nas comunidades. Os bairros são colocados entre parênteses para facilitar a localização.

 

Adriana Machado

Lissandra Mendonça