Pesquisa revela que Capital tem mais de 218 mil empreendedores

17/07/2021 12:41
Alex Rocha / PMPA
EXECUTIVO
Servidores da SMDET apresentaram o estudo ao vice-prefeito Ricardo Gomes

O grupo de economistas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) desenvolveu um trabalho inédito sobre o empreendedorismo em Porto Alegre. Conforme o estudo, com base em números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e Junta Comercial, existem na Capital 218,8 mil empreendedores. Os dados foram apresentados nesta semana ao vice-prefeito Ricardo Gomes. Deste número, 179,4 mil pessoas trabalham por conta própria, sendo formais e informais.

Segundo dados da Junta Comercial, o bairro que concentra mais microempreendedores formais é o Sarandi, com 4,9%, seguido do Centro Histórico e Rubem Berta. O vice- prefeito Ricardo Gomes afirma que as informações são essenciais para tomadas de decisão. “Os números mostram que Porto Alegre é uma cidade empreendedora e que o pequeno empreendedor representa uma parte muito importante dos ingressos das famílias de baixa rendaâ€, diz.

Ao todo, estima-se que mais de 742 mil pessoas, cerca de 57% da população com 14 ou mais anos de idade, estão na força de trabalho, ou seja, ocupados ou procurando ocupação. De acordo com o diretor de Microcrédito e Empreendedorismo da SMDET, Felipe Garcia, o número de empreendedores representa cerca de 25% dos trabalhadores. “A pesquisa é uma fotografia dos aspectos econômicos da Capital. É uma maneira de medir o empreendedorismo em Porto Alegre e criar projetos que ajudem e incentivem estes trabalhadoresâ€, avalia. 

A pesquisa mostra, ainda, que as principais atividades formais, cadastradas na Junta Comercial com MEIs ou MEs, são cabeleireiros, manicure e pedicure (7,8%), vestuário e acessórios (6,1%) e atividades de publicidade (4,2%).

 

Manoela Tomasi

Lissandra Mendonça