Prefeitura registra salto de 52% no licenciamento de eventos

08/04/2019 12:35
Jefferson Bernardes
orla
De janeiro a março, 432 eventos foram licenciados

Porto Alegre confirma a teoria de que o modo de viver em sociedade está se reconfigurando com a valorização de espaços de convivência. Piqueniques, festivais, festas, feiras, encontros de food trucks, corridas, congressos, shows e muitos outros eventos se tornaram parte da rotina da Capital. 

Prova disso são os números levantados pelo Escritório de Eventos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). De janeiro a março, 432 eventos foram licenciados pelo órgão, o que representa um crescimento de 52% sobre o número registrado no mesmo período do ano passado. 
O número comprova que a cidade tem opções de lazer mesmo em período de férias de grande parte da população.

Criado para ser o ponto único de contato entre proponentes e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o Escritório de Eventos contribui para diversificar as opções de lazer e garantir a ocupação ordenada do espaço urbano. Antes de sua implementação, os interessados em realizar eventos se deparavam com diferentes interlocutores por parte do poder público. Agora, existe um encaminhamento único que simplifica os processos de aprovação e de gestão de atividades.

“Cada vez mais, movimentos e produtoras investem na organização de eventos, tanto em espaços públicos como privados, para o lazer da população. A autorização de cada espaço difere de acordo com a particularidade de cada evento, pois é necessário analisar pontos como a quantidade de público, o impacto sonoro e no trânsito, entre outros, sempre com o objetivo de buscar soluções conjuntas para atender as necessidades dos diversos agentes”, esclarece Natalia Medeiros, coordenadora do Escritório de Eventos.

Os eventos realizados em Porto Alegre neste início de 2019 confirmam a receptividade da população. Segundo os dados fornecidos pelos proponentes, as atividades atraíram mais de 840 mil pessoas, o que fortalece a cultura de interação, contato e as práticas colaborativas – uma vocação de Porto Alegre. Atividades culturais, esportivas, religiosas ou gastronômicas levam cada vez mais pessoas a ocuparem ruas, praças e parques, dando vida à cidade.

“Um dos eixos do nosso trabalho é olhar para gestão dos espaços públicos de modo a promover o desenvolvimento local. Ações na rua ou em espaços públicos aumentam a identificação e o cuidado das pessoas com a cidade. Além disso, os eventos trazem projeção e aumentam a atratividade turística. Os benefícios se estendem não só ao cidadão individualmente, que usufrui de opções de lazer e convivência, mas também à comunidade como um todo, pois fomenta e valoriza a economia local. A população deve ocupar seu espaço e nós, enquanto agentes públicos, devemos trabalhar para promover isso”, analisa Eduardo Cidade, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

Número de eventos licenciados em Porto Alegre

 

2018

2019

JANEIRO

55

87

FEVEREIRO

74

111

MARÇO

154

234

TOTAL

283

432

*FONTE: Escritório de Eventos / SMDE

 

Andréa Back

Matheus Beust