Nova ambulância reforça atendimento do Samu em Porto Alegre
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Porto Alegre passa a contar com uma nova ambulância de suporte básico, enviada pelo Ministério da Saúde como resultado do cadastramento no programa federal do Samu 192. O veículo, em operação há duas semanas, foi entregue oficialmente nesta quinta-feira, 13. Vai reforçar o atendimento pré-hospitalar, especialmente na Zona Norte da Capital, atualmente a região com maior número de chamados.
O investimento total foi de R$ 380 mil do Ministério da Saúde, mais cerca de R$ 300 mil de contrapartida do município para aquisição de equipamentos como compressor automático de reanimação cardiopulmonar e desfibrilador externo automático (DEA).
De acordo com o chefe da frota do Samu, Maicon Candido, a renovação dos veículos é essencial para manter a qualidade do atendimento. “Nossa frota reserva é de 2018 e, por isso, precisa passar por manutenções periódicas. Então a chegada de novas unidades é muito importante para dar suporte às equipes”, explica.
A cerimônia de entrega teve a presença do secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, da coordenação municipal de Urgências e de colaboradores do serviço. Para 2026, a Capital deve receber mais oito ambulâncias de suporte básico, também destinadas a fortalecer o atendimento e substituir veículos mais antigos.
A renovação contínua da frota integra a celebração do serviço, referência nacional e pioneiro no país, e que completa 30 anos de atuação em novembro deste ano.
Gilmar Martins