Mostra fotográfica destaca superação e solidariedade na enchente de 2024
A exposição fotográfica que relembra as enchentes de 2024 em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul foi aberta oficialmente nesta quarta-feira, 14, no Museu de Arte do Paço (Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico).
A mostra da Superação e da Solidariedade, organizada pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Gabinete de Comunicação Social e da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta 48 imagens, que ocupam três salas do primeiro andar espaço cultural. São registros de fotógrafos da prefeitura e de profissionais da imprensa sobre a enchente do ano passado, além de resgates da enchente de 1941.
"Esta exposição é para lembrar da força e do recomeço dos gaúchos, especialmente aqui da nossa Porto Alegre. É para lembrar dos que ajudaram, dos voluntários que não mediram esforços para diminuir a dor dos que perderam tudo. Que este conjunto de imagens sirva como memória da tragédia e ajude na reconstrução’, destacou a prefeita em exercÃcio, Betina Worm, na solenidade.
Exposição - As fotos retratam resgates da população, ações do voluntariado, cenas de solidariedade, imagens históricas da enchente de 1941 do acervo do Museu Joaquim José Felizardo, e da região metropolitana e do Vale do Taquari, feitas por satélite da Nasa, além de fotos da viagem oficial do Executivo municipal aos PaÃses Baixos.
Na entrada, um gráfico apresenta os nÃveis atingidos pelo GuaÃba em diferentes perÃodos da história da Capital. Na última sala, um vÃdeo projeta cenas dos impactos causados pelo desastre climático no Estado. Quem visitar a exposição ainda poderá ver fotos de alguns dos principais pontos turÃsticos de Porto Alegre atingidos pelas enchentes.
"Esta mostra serve como uma reflexão sobre o desafio que enfrentamos todos juntos com muito trabalho, com o voluntariado que se arriscou para salvar vidas e tantas parcerias, e também representa um olhar para o futuro. As imagens mostram cenas de superação e de solidariedade, e é este o legado que deixaremos para o amanhã", afirmou o secretário de Comunicação, Luiz Otávio Prates, lembrando que a iniciativa é um embrião de um memorial sobre a enchente de 2024 que será estruturado por determinação do prefeito Sebastião Melo.
O fotógrafo da prefeitura Giuliam Serafim falou em nome dos profissionais de imagem que participaram da mostra, destacando que os registros ali presentes fazem parte da memória de cada um que atuou na tragédia climática que atingiu Porto Alegre e o Estado em 2024.
A secretária municipal de Cultura, Liliana Cardoso Duarte, agradeceu aos gestores de artes visuais da Pasta que se dedicaram à realização da mostra e também parabenizou o trabalho dos jornalistas. "Esta exposição é uma importante reflexão sobre as enchentes registradas pelas lentes destes fotógrafos que dedicam as suas vidas pela profissão", completou.
"Quero trazer os meus netos para que eles tenham sempre na memória estas imagens tristes, mas reais, e que possam contribuir com o ambiente da nossa cidade", ressaltou a pedagoga Ruth Lorena Boeckel, que visitou a exposição com um grupo de amigas e elogiou a iniciativa.
Visitação – A mostra integra a programação da Semana da Superação e da Solidariedade 2024 e ficará aberta ao público até o dia 11 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita, no Museu de Arte do Paço.
Também participaram do evento o secretário-adjunto da Cultura, Fábio Bandeira Machado; o Coordenador de Artes Visuais da SMC, Paulo Amaral; e o Diretor do Acervo ArtÃstico, Flávio Krawczyk, e demais servidores municipais. Â
Â
Cristiano Vieira