Dmae inicia segunda etapa de obra que vai reforçar abastecimento do bairro Sarandi
O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) inicia nesta sexta-feira, 16, a segunda etapa da implantação da nova adutora de recalque da Estação de Bombeamento de Ãgua Tratada (Ebat) Ouro Preto. A obra, parte da ampliação do Sistema de Abastecimento São João, não causará falta d’água. Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), haverá bloqueio total na avenida Sertório, das 9h à s 18h, próximo à avenida General Raphael Zippin (confira detalhes abaixo).
A primeira etapa da intervenção, iniciada em fevereiro e concluÃda em abril, consistiu no assentamento de 1,1 quilômetro de tubulação com 900 milÃmetros de diâmetro, entre as ruas Ouro Preto e Joaquim Silveira, no sentido centro-bairro da Sertório. Nesta segunda fase, as equipes atuarão na implantação de 1,2 quilômetro de canos entre a avenida General Raphael Zippin e a rótula da avenida Dante Ângelo Pilla, onde está localizado um reservatório.
“A previsão é de que esta etapa seja concluÃda em julho. A adutora de recalque é usada para transportar a água de um ponto geograficamente mais baixo, para um mais alto. Neste caso, a tubulação terá mais de quatro quilômetros de extensão - contribuindo muito para o aumento da oferta de água. É um reforço importante para as regiões Norte e Nordeste de Porto Alegreâ€, ressalta o diretor-executivo do Dmae, Vicente Perrone.
Â
Projeto - A ampliação do Sistema São João é fruto de investimento de R$ 80 milhões. Entre as obras já concluÃdas no complexo, está a implantação de uma nova adutora de sucção, também na área da Ebat Ouro Preto. Estão em andamento, ainda, intervenções semelhantes na região atendida pela Ebat Sarandi, que será ampliada. Também está prevista a construção de uma nova estação de bombeamento e reservatório.
Trânsito - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que, durante a realização da obra, o trânsito ficará totalmente bloqueado na avenida General Raphael Zippin, no sentido Ecoville/avenida Sertório, no perÃodo das 9h à s 18h. A circulação de veÃculos estará restrita nesse trecho, sendo recomendada a utilização da rua Alameda 3 de Outubro. Agentes de fiscalização da EPTC estarão no local para orientar o trânsito e garantir a segurança viária, bem como a fluidez no entorno da obra.
Bianca Dilly