Cultura celebra o Dia Mundial do Livro com leituras virtuais
A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) preparou uma ação para comemorar o Dia Internacional do Livro, celebrado nesta quinta-feira, 23 de abril. Na homenagem, colaboradores da SMC participam de um vídeo apresentando leituras de trechos de autores que impactaram as suas vidas.O vídeo estará disponível a partir desta quinta-feira, no canal do YouTube da Biblioteca Municipal Josué Guimarães e também na página da SMC no Facebook.
O secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, destaca que a data escolhida como Dia Mundial do Livro não é aleatória. “Em 23 de abril, registraram-se os óbitos de dois gigantes da literatura mundial, Miguel de Cervantes e William Shakespeare. Nada mais justo do que, à sombra desses dois autores, reverenciar o livro em toda a sua plenitude”, comenta. Alabarse participa da ação lendo o início de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, e um conto de Silvina Ocampo, A Lebre Dourada. “Silvina é uma escritora argentina surpreendente e ainda pouco reconhecida no Brasil”, destaca.
Já o coordenador de Literatura e Humanidades da SMC, Sergius Gonzaga, destaca a importância dos escritores na sociedade. "Expresso a minha admiração àqueles que, movidos pelo desejo de iluminar simbolicamente a realidade, celebrar a vida ou protestar contra as dores do mundo, criam poemas, crônicas e ficções que servem como insuperável forma de conhecimento das ideias e das paixões que nos tornam humanos", comenta.
Os colaboradores da SMC apresentam uma variedade de títulos e escritores que estão guardados no acervo intelectual de cada um. Entre os autores estão Oscar Wilde, Sérgio Capparelli, Dostoiévski, Mário Quintana e Clarice Lispector, entre outros nomes que fazem do livro uma ferramenta de transformação, acompanhando a própria história da Humanidade, seus ciclos, suas descobertas e as inquietações do espírito humano.
Obras apresentadas
Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, e um conto de Silvina Ocampo, A Lebre Dourada - secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse.
A Jiboia Gabriela, de Sérgio Capparelli - diretora do Atelier Livre Xico Stockinger, Renata Timm.
Ideias Para Adiar O Fim do Mundo, de Ailton Krenak – coordenadora do Centro Municipal de Cultura, Ellen D’avilla.
Short Movies, de Gonçalo M. Tavares – coordenadora de Artes Visuais, Adriana Boff.
Poerotisa, de Ana dos Santos – diretora do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, Vera Santos.
Notas de Subsolo, de Fiódor Dostoiévski - coordenador de Dança, Airton Tommasoni.
O Livro dos Abraços, de Eduardo Galeano – chefe de gabinete Eduardo Paim.
Obras Completas, de Sor Juana Inés de La Cruz - coordenadora de Cinema e Audiovisual, Daniela Mazilli.
Os Viajantes Olham Porto Alegre, de Valter Antônio Noal Filho e Sérgio da Costa Franco – coordenadora da Memória, Ronice Borge.
Na volta da Esquina, Poesias e Esconderijos do Tempo, de Mário Quintana – coordenador de Música, Henry ventura.
A Bela a a Fera, de Clarice Lispector – diretora do Museu Joaquim Felizardo, Letícia Bauer.
De Profundis, Oscar Wilde – coordenador de Comunicação, Paulo Beccon.
Taís Dimer Dihl