Cia Municipal de Dança retorna ao palco do Teatro Renascença

30/09/2022 08:46

A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre retorna ao palco do Teatro Renascença (av. Erico Verissimo, 307) nesta sexta-feira, 30, às 20h, apresentando duas obras consagradas do seu repertório. A entrada é franca e a distribuição de senhas será na bilheteria do teatro uma hora antes dos espetáculos.

Em cena serão apresentados os espetáculos Brazil Beijo (2018), da coreógrafa israelense Orly Portal, e Scanner (2015), criação coletiva da companhia, com direção de Airton Tomazzoni. Além das consagradas montagens que trazem no elenco os bailarinos Adriano Oliveira, Andressa Pereira, Everton Nunes, Leonardo Moreira, Mauricio Miranda, Pamela Agostini e Paula Finn, a temporada inclui o novo espetáculo da Cia Jovem de Dança Parco, com coreografia de Driko Oliveira.

A montagem Brazil Beijo foi realizada especialmente para a Cia pela coreógrafa Orly Portal, através de um intercâmbio cultural na área da dança entre Brasil e Israel com a promoção de SoloConnection (Alemanha), Suzanne Dellal Centre (Israel), Bönisch Productions (Brasil), produção do Centro Municipal de Dança e direção artística de Paula Amazonas. A obra nasceu a partir da dança, das narrativas e dos hinos da tribo marroquina Gnawa, que foi exilada de Gana para o Marrocos. Os sons da adaptação feminina da antiga música ritual tribal (geralmente realizada pelos homens), juntamente com os ritmos brasileiros e palavras faladas em português enfatizam um novo sentido de existência e liberdade. Música e vocais criados pelos intérpretes que integram o elenco geram um leve toque de relance, liberando os grilhões do tempo, cultura, geografia e gênero.

Scanner integra o espetáculo Adágio, com direção de Airton Tomazzoni e criação coreográfica coletiva com o elenco. Na obra, os bailarinos fazem uma constante e hipnótica varredura do palco, como no aparelho de digitalização de imagens: o scanner. Danças, movimentos, sequências coreográficas e referências da cultura contemporânea são incorporados às atitudes e ações que vão se transformando cada vez que essa linha humana vai cruzando o palco.

Orly Portal – Coreógrafa Israelense
É coreógrafa, criadora e dançarina israelense com 20 anos de experiência, tendo atuado no Batsheva Ensemble e fundado a Portal - Dance Company em 2009. Seus trabalhos lidam com a conexão entre a dança ancestral, o conhecimento atual e a pesquisa do movimento orgânico, que dialogam com o folclore oriental e a contemporaneidade.

Cia Municipal de Dança de Porto Alegre - A Cia Municipal de Porto Alegre é um projeto realizado em conjunto pelas secretarias municipais de Cultura e Economia Criativa e da Educação, que mantém um elenco profissional de bailarinos selecionados através de edital público. O projeto existe desde 2014, foi sancionado por lei em 2017. A Cia já realizou 15 montagens, reunindo um público de cerca de 40 mil espectadores no Brasil, Alemanha e Israel. Atua de forma integrada com as Escolas Preparatórias de Dança, que funcionam em cinco escolas municipais da periferia de Porto Alegre com formação em dança para crianças e adolescentes, entre 7 a 17 anos no turno inverso da escola. 

Fichas técnicas:
Cia Municipal de Dança de Porto Alegre

Direção Geral: Airton Tomazzoni
Direção Executiva e Comunicação: Ilza do Canto
Ensaiadora: Bianca Weber
Técnico de luz: Maurício Rosa
Técnico de Som: Marcos Vaz

Brazil Beijo – Cia Municipal de Dança
Coreografia/ Trilha Sonora: Orly Portal
Figurinos: Valentina Stets e Orly Portal
Elenco: Adriano Oliveira (Driko Oliveira), Andressa Pereira, Mauricio Miranda, Pamela Agostini e Paula Finn

Scanner – Cia Municipal de Dança
Direção: Airton Tomazzoni
Coreografia: criação coletiva
Figurinos: Antonio Rabadan
Elenco: Adriano Oliveira (Driko Oliveira), Andressa Pereira, Everton Nunes, Leonardo Moreira, Mauricio Miranda, Pamela Agostini, Paula Finn.

30 de setembro de 2022 – às 20h – Scanner e Brasil Beijo – Cia Municipal de Dança de Porto Alegre
Local: Teatro Renascença (av. Erico Verissimo, 307)
Classificação etária: livre
Duração: 70 minutos
Entrada franca com distribuição de senhas na bilheteria do teatro uma hora antes dos espetáculos.

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes