EPTC divulga balanço do trânsito no feriadão de Navegantes

03/02/2026 17:46
Divulgação EPTC/PMPA
EPTC
Desrespeito ao sinal vermelho foi principal fator de risco associado às mortes no trânsito em 2025

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulga, nesta segunda-feira, 3, o balanço dos sinistros de trânsito registrados em Porto Alegre durante o feriado prolongado de Navegantes. Entre as 18h de sexta-feira, 30, e as 6h desta terça-feira, 3 de fevereiro de 2026, foram contabilizadas 96 ocorrências, com uma morte nas vias da Capital.

O óbito ocorreu após acidente na tarde de sábado, 31. Uma senhora de 89 anos foi atropelada por bicicleta na avenida Borges de Medeiros, próximo à praça Gen. Daltro Filho, no Centro Histórico. 

Considerando o intervalo de 84 horas, a média foi de 1,1 ocorrência por hora, o que equivale a um sinistro a cada 53 minutos. O levantamento reforça a necessidade permanente de atenção e prudência, especialmente em relação aos pedestres, os mais vulneráveis no trânsito

Do total de registros, 50 foram sinistros de trânsito com apenas danos materiais, 41 acidentes com vítimas e cinco atropelamentos, sendo um com morte. As ocorrências são registradas pelos agentes da EPTC no Sistema Sinesp CAD – Central de Atendimento e Despacho, integrado ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), o que possibilita respostas rápidas e coordenadas entre as equipes de campo e as centrais de comando.

A EPTC alerta que atropelamentos e sinistros com vítimas seguem entre as ocorrências que mais preocupam, por envolverem usuários mais vulneráveis das vias. O risco de lesões graves aumenta significativamente quando os limites de velocidade não são respeitados, reforçando a importância do cumprimento das regras de trânsito, da atenção à sinalização, ao semáforo e à prioridade do pedestre.

 

Guilherme Fávero (estagiário)/ Supervisão: Gustavo Roth

Gilmar Martins