Prefeitura assina termo de colaboração para gestão da Unidade de Saúde Animal

24/09/2020 13:01
Joel Vargas/Arquivo PMPA
EXECUTIVO
Contratualização terá duração de um ano

A Prefeitura de Porto Alegre assinou o termo de colaboração com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), regional São Paulo, para o gerenciamento da Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams). A assinatura ocorreu nessa quarta-feira, 23. O novo modelo de gestão permitirá a ampliação de serviços veterinários da unidade. A previsão é de que, a partir de outubro, comece a ampliação na oferta de serviços, já com equipe própria.

A contratualização terá vigência de um ano, a partir da publicação no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), ocorrida nesta quinta-feira, 24. O investimento do município será de R$ 3,1 milhões, com repasses mensais para as despesas operacionais dos serviços efetivamente prestados, devidamente comprovados e apresentados em relatório, sem que ultrapassem o valor mensal de R$ 262.927,50.

Mudanças - Atualmente, a Usav opera com 35% de sua capacidade e, a partir dessa iniciativa, será possível utilizar plenamente a estrutura, com a ampliação dos atendimentos e serviços, como especialidades clínicas, cirurgias ortopédicas, exames diagnóstico, exames de imagem, sorologia FIV (Aids felina) e FeLV (leucemia felina) e quimioterapia. A unidade aumentará ainda a capacidade de atendimento para cirurgias gerais e castrações.

Ari Teixeira / PMPA
Castração de animais
Controle populacional de cães e gatos passará das atuais 4.600 castrações ao ano para 9.120

Castrações e adoções - O controle populacional de cães e gatos, um dos objetivos estratégicos do município, passará das atuais 4.600 castrações ao ano para 9.120. Além disso, a proposta visa triplicar o número de atendimentos clínicos, a realização de consultas em locais carentes, por meio de mutirões, a ampliação do público alvo para atendimento gratuito aos tutores com renda familiar até três salários mínimos e a abertura dos serviços da Usav para particulares, mediante pagamento. A contratualização inclui ainda a gestão do Abrigo Temporário e das atividades do programa Me Adota?. 

Atendimentos - Em função dos cuidados contra o novo coronavírus, os atendimentos permanecem sendo solicitados via 156, evitando aglomeração de pessoas na recepção da Usav. As adoções de animais ocorrem nos horários das 9h às 12h e de 13h30 às 16h, mediante prévio agendamento por meio do telefone (51) 3289-8920. 

Anclivepa -  Os serviços veterinários da regional de São Paulo, da Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), iniciaram em 2012 a partir de um convênio com a prefeitura paulista para garantir atendimento veterinário gratuito para cães e gatos de tutores de animais de baixa renda do município de São Paulo. Nestes quase oito anos, a Anclivepa-SP possibilitou o atendimento de aproximadamente 500 mil animais, sempre realizado por médicos veterinários especializados.A Usav será a sexta unidade gerenciada pela Anclivepa-SP no país.

Procedimentos clínico-veterinários contratualizados:

Castrações -  660/mês

Cirurgias gerais -  1.200/ano

Cirurgia ortopédica  - 240/ano

Exames diagnóstico - 3.528/ano

Exames de imagem - 2.580/ano

Sorologia FIV e FelV - 360/ano

Quimioterapia - 240/ano
 
Serviços contratualizados

Mutirões nas comunidades

Animais de tutores com renda familiar até 3 salários mínimos atendidos pelos Crips e inscritos em programas sociais (Bolsa Família/NIS)

Agendas com a Unidade Móvel de Adoção

Acesso aos serviços veterinários e albergagem por particulares

Apadrinhamento de animais albergados

Construção de novos canis

Serviços destinados a animais de rua, animais na tutela de protetores cadastrados e de projetos e ações da prefeitura

Acesso aos serviços veterinários e albergagem por particulares
Ari Teixeira

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes