Árvore do Mês: Canafístula enfeita a cidade com pétalas amarelas

07/01/2021 16:33
Sérgio Louruz/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Floração ocorre de dezembro a março e a frutificação, de março a maio
Uma grande árvore, de até 30 metros de altura, com copa ampla, repleta de flores amarelas e perfumadas, agrupadas em cachos. Esta é a canafístula, a Árvore do Mês a ser apresentada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade em janeiro.
 
Conhecida também como angico-amarelo, ibirá-puitá ou faveira, a canafístula (Peltophorum dubium) pertence à família das Fabáceas e é nativa da América do Sul. A canafístula produz sombra no verão e perde boa parte de suas folhas no inverno. Sua belíssima floração cria tapetes de pétalas no chão. O tronco possui casca externa marrom-acinzentada e, além das flores vistosas, esta árvore apresenta frutos achatados.  A floração ocorre de dezembro a março e a frutificação, de março a maio. 
 
Sua madeira é rosada e de boa durabilidade, sendo utilizada em trabalhos de marcenaria e construção civil.
 
Em Porto Alegre pode ser observada em ruas como Ary Ramos de Lima e João Correa, ambas localizadas no bairro Vila Ipiranga, nas avenida Benno Mentz e Sertório e também na rua Família Gonçalves Carneiro, no bairro Cavalhada.
 
Árvore do Mês - O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade com o objetivo de levar informação à população sobre a riqueza arbórea da cidade e vem sendo desenvolvido desde 2019.

 

Aline Czarnobay

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes