Quem Somos

Banner linha da vida grande.png‚Äč

A Procempa √© a Empresa P√ļblica de Tecnologia da Informa√ß√£o e Comunica√ß√£o da Prefeitura de Porto Alegre. Estamos presentes em todas as etapas da vida do cidad√£o, fornecendo infraestrutura t√©cnica de comunica√ß√£o atrav√©s de nossa Infovia, disponibilizando solu√ß√Ķes tecnol√≥gicas e inovadoras atrav√©s de nossos sistemas e hubs de inova√ß√£o, como o Procempa SmartLab e o Smart Cities AI HUB.

Originalmente concebida como um √≥rg√£o de processamento de dados do governo municipal, a nossa hist√≥ria se iniciou em 9 de setembro de 1977. Com o passar dos anos e os avan√ßos tecnol√≥gicos, a Companhia se tornou uma empresa de Tecnologia da Informa√ß√£o e Comunica√ß√£o, disponibilizando solu√ß√Ķes tecnol√≥gicas que atendem √†s necessidades da Governo Municipal de Porto Alegre e dos cidad√£os. Passadas quase cinco d√©cadas de exist√™ncia, n√≥s continuamos desempenhando um papel fundamental, sendo a principal provedora de TIC da Prefeitura de Porto Alegre por meio de um corpo funcional altamente qualificado, respons√°vel por desenvolver um trabalho de otimiza√ß√£o dos servi√ßos disponibilizados pela prefeitura em √°reas essenciais como Educa√ß√£o, Desenvolvimento Econ√īmico e Social, Gest√£o Urbana, Saneamento e Sa√ļde.

Estamos presentes na vida do cidad√£o em suas diferentes fases, seja na gravidez da m√£e - nos exames pr√©-natal, por exemplo, com o desenvolvimento de sistemas integrados de sa√ļde p√ļblica como o Gerint e, ou na primeira inf√Ęncia, com a disponibiliza√ß√£o de wi-fi nas escolas, al√©m da fase adulta, provendo solu√ß√Ķes tecnol√≥gicas em diferentes √°reas como desenvolvimento social e desenvolvimento econ√īmico.

Para al√©m disso, n√≥s estamos igualmente empenhados em trazer as solu√ß√Ķes tecnol√≥gicas mais inovadoras aos cidad√£os, seja por meio do nosso Laborat√≥rio de Inova√ß√£o (o Procempa SmartLab) ou do HUB Colaborativo de Intelig√™ncia Artificial (o Smart Cities AI HUB), al√©m dos nossos projetos sociais, como o Programa de Inclus√£o Digital e o Projeto Pescar, projetos esses que visam propiciar um futuro mais digno a quem mais precisa, sempre aliando transforma√ß√£o digital √† transforma√ß√£o social.

INOVAÇÃO

O Procempa SmartLab, criado no ano de 2023, consiste em um ambiente favor√°vel ao desenvolvimento de iniciativas inovadoras para apoiar na transforma√ß√£o digital das cidades, por meio da √°rea p√ļblica. O Hub de solu√ß√Ķes inovadoras, sejam elas incrementais ou disruptivas, visa contribuir para transformar a maneira como os servi√ßos s√£o executados pela administra√ß√£o p√ļblica e tamb√©m na forma como s√£o oferecidos ao cidad√£o. A consolida√ß√£o de um governo digital e de uma cidade inteligente, atrav√©s do desenvolvimento e integra√ß√£o de projetos que contribuam para isso, s√£o dois de seus maiores objetivos, al√©m de um fomento maior √† cultura da inova√ß√£o no √Ęmbito da administra√ß√£o p√ļblica. O SmartLab atua em conjunto n√£o somente com o poder p√ļblico, mas tamb√©m com as universidades, empresas e demais ambientes de inova√ß√£o para a elabora√ß√£o de solu√ß√Ķes tecnol√≥gicas.

Fundado tamb√©m em 2023, o Smart Cities AI HUB consiste em um hub colaborativo de Intelig√™ncia Artificial para servi√ßos p√ļblicos. A iniciativa prop√Ķe uma a√ß√£o integrada e de melhoria cont√≠nua de servi√ßos p√ļblicos envolvendo a Intelig√™ncia Artificial, onde qualquer cidade do pa√≠s pode participar gratuitamente e contribuir para a melhoria dos servi√ßos oferecidos.

INCLUSÃO DIGITAL

J√° o Programa de Inclus√£o Digital da Procempa tem o intuito de levar internet √†s √°reas onde h√° maior concentra√ß√£o de pessoas em situa√ß√£o de vulnerabilidade em Porto Alegre. Trabalhando em conjunto com secretarias e √≥rg√£os do governo municipal, a Companhia projeta atuar para minimizar a exclus√£o digital, contribuindo assim para uma cidade menos desigual. Ainda, busca parceiros que possam contribuir com os demais pilares da inclus√£o digital que envolvem, al√©m de conectividade, capacita√ß√£o e dispositivos. Dentre seus principais projetos at√© agora, destaca-se o Territ√≥rios Inovadores, respons√°vel por disponibilizar Internet em regi√Ķes perif√©ricas da nossa capital, o Wi-Fi nas escolas, rel√≥gios digitais e a Internet nos quilombos.

Um dos projetos sociais que fomentamos, o Projeto Pescar, é um programa de formação socioprofissional para jovens em situação de vulnerabilidade social, que oferece, além de material didático, uniforme, alimentação e vale transporte, capacitação e mentoria que trabalham de maneira conjunta o desenvolvimento pessoal, social, cidadão e profissional.

 

O papel fundamental que exercemos enquanto empresa de tecnologia da informação e comunicação, seja através de nossos projetos de inovação, de nossos sistemas, nossa Infovia ou de nosso moderno Data Center, não se equipara, entretanto, à sua principal finalidade: servir aos propósitos de quem é propósito para a sua existência, o cidadão.

 

MISSÃO
Prover solu√ß√Ķes tecnol√≥gicas especializadas e inovadoras para aprimorar a Gest√£o P√ļblica da cidade de Porto Alegre.

 

VISÃO
Ser a refer√™ncia na evolu√ß√£o digital da cidade e a melhor op√ß√£o para Administra√ß√£o P√ļblica.

 

VALORES

Respeito - Prezamos por um ambiente de trabalho saudável, seja no trabalho presencial ou no remoto, em que se destaque a cordialidade e o espírito de equipe.

Responsabilidade - Agir considerando-se parte fundamental de um contexto maior.

Comprometimento - Ter consciência do compromisso assumido e de dar o exemplo para alcançar o impacto positivo na sociedade aliado aos resultados esperados.

√Čtica -¬†Conjunto de valores e princ√≠pios alinhados √† integridade para garantir excel√™ncia.

Transpar√™ncia -¬†Comunica√ß√£o aberta e ativa das informa√ß√Ķes e clareza nas a√ß√Ķes para constru√ß√£o de rela√ß√Ķes de confian√ßa.

Cooperação - Agir de forma colaborativa em benefício da sociedade em geral e dos objetivos da empresa. Compartilhar com os colegas o conhecimento obtido em cursos e outras modalidades de treinamento, realizados em função de seu trabalho.

Inova√ß√£o -¬†Propor solu√ß√Ķes de melhoria e conhecimentos cont√≠nuos.