Edital para contratação de serviço de nuvem pública abre em julho

28/06/2022 08:30

O edital para contratação de serviço de nuvem pública - no qual a infraestrutura de tecnologia da informação (TI) e os serviços de computação sob demanda são gerenciados por um provedor terceirizado e compartilhado entre várias organizações - será aberto no dia 8 de julho, às 10h. A Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) integra o consórcio, que é liderado pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs). 

Ao todo, 11 empresas públicas brasileiras de tecnologia da informação e comunicação formalizaram a publicação nos órgãos oficiais do Rio Grande do Sul. Poderão participar do processo empresas credenciadas no sistema de Compras Eletrônicas do Estado. Clique aqui para acessar o edital e obter mais informações.

A diretora-técnica da Procempa, Débora Roesler, aponta que o consórcio vai propiciar um ganho no preço para contratação de nuvem. "Também teremos mais agilidade na contratação, visto que haverá registro de preço disponível", explica. A Procempa é a única companhia municipal do grupo.

Para a Procempa, a estrutura de armazenamento em nuvem funciona como um sistema redundante, ou seja, possibilita disponibilidade de armazenamento de dados em casos de problemas com o data center existente e que atualmente suporta todos os dados e sistemas da administração pública de Porto Alegre. 

Protocolo - Em novembro do ano passado, em São Paulo, essas entidades assinaram um Protocolo de Intenções para a criação de regras básicas para elaboração de procedimento licitatório visando a contratação do serviço de nuvem pública. Uma das vantagens da formação desse consórcio é o ganho de escala, uma vez que será possível reunir as demandas de várias empresas, gerando maior poder de negociação junto aos players. 

 

Liana Rigon

Andrea Brasil