Quem Somos

Banner linha da vida grande.png​

A Procempa é a Empresa Pública de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre. Estamos presentes em todas as etapas da vida do cidadão, fornecendo infraestrutura técnica de comunicação através de nossa Infovia, disponibilizando soluções tecnológicas e inovadoras através de nossos sistemas e hubs de inovação, como o Procempa SmartLab e o Smart Cities AI HUB.

Originalmente concebida como um órgão de processamento de dados do governo municipal, a nossa história se iniciou em 9 de setembro de 1977. Com o passar dos anos e os avanços tecnológicos, a Companhia se tornou uma empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação, disponibilizando soluções tecnológicas que atendem às necessidades da Governo Municipal de Porto Alegre e dos cidadãos. Passadas quase cinco décadas de existência, nós continuamos desempenhando um papel fundamental, sendo a principal provedora de TIC da Prefeitura de Porto Alegre por meio de um corpo funcional altamente qualificado, responsável por desenvolver um trabalho de otimização dos serviços disponibilizados pela prefeitura em áreas essenciais como Educação, Desenvolvimento Econômico e Social, Gestão Urbana, Saneamento e Saúde.

Estamos presentes na vida do cidadão em suas diferentes fases, seja na gravidez da mãe - nos exames pré-natal, por exemplo, com o desenvolvimento de sistemas integrados de saúde pública como o Gerint e, ou na primeira infância, com a disponibilização de wi-fi nas escolas, além da fase adulta, provendo soluções tecnológicas em diferentes áreas como desenvolvimento social e desenvolvimento econômico.

Para além disso, nós estamos igualmente empenhados em trazer as soluções tecnológicas mais inovadoras aos cidadãos, seja por meio do nosso Laboratório de Inovação (o Procempa SmartLab) ou do HUB Colaborativo de Inteligência Artificial (o Smart Cities AI HUB), além dos nossos projetos sociais, como o Programa de Inclusão Digital e o Projeto Pescar, projetos esses que visam propiciar um futuro mais digno a quem mais precisa, sempre aliando transformação digital à transformação social.

INOVAÇÃO

O Procempa SmartLab, criado no ano de 2023, consiste em um ambiente favorável ao desenvolvimento de iniciativas inovadoras para apoiar na transformação digital das cidades, por meio da área pública. O Hub de soluções inovadoras, sejam elas incrementais ou disruptivas, visa contribuir para transformar a maneira como os serviços são executados pela administração pública e também na forma como são oferecidos ao cidadão. A consolidação de um governo digital e de uma cidade inteligente, através do desenvolvimento e integração de projetos que contribuam para isso, são dois de seus maiores objetivos, além de um fomento maior à cultura da inovação no âmbito da administração pública. O SmartLab atua em conjunto não somente com o poder público, mas também com as universidades, empresas e demais ambientes de inovação para a elaboração de soluções tecnológicas.

Fundado também em 2023, o Smart Cities AI HUB consiste em um hub colaborativo de Inteligência Artificial para serviços públicos. A iniciativa propõe uma ação integrada e de melhoria contínua de serviços públicos envolvendo a Inteligência Artificial, onde qualquer cidade do país pode participar gratuitamente e contribuir para a melhoria dos serviços oferecidos.

INCLUSÃO DIGITAL

Já o Programa de Inclusão Digital da Procempa tem o intuito de levar internet às áreas onde há maior concentração de pessoas em situação de vulnerabilidade em Porto Alegre. Trabalhando em conjunto com secretarias e órgãos do governo municipal, a Companhia projeta atuar para minimizar a exclusão digital, contribuindo assim para uma cidade menos desigual. Ainda, busca parceiros que possam contribuir com os demais pilares da inclusão digital que envolvem, além de conectividade, capacitação e dispositivos. Dentre seus principais projetos até agora, destaca-se o Territórios Inovadores, responsável por disponibilizar Internet em regiões periféricas da nossa capital, o Wi-Fi nas escolas, relógios digitais e a Internet nos quilombos.

Um dos projetos sociais que fomentamos, o Projeto Pescar, é um programa de formação socioprofissional para jovens em situação de vulnerabilidade social, que oferece, além de material didático, uniforme, alimentação e vale transporte, capacitação e mentoria que trabalham de maneira conjunta o desenvolvimento pessoal, social, cidadão e profissional.

 

O papel fundamental que exercemos enquanto empresa de tecnologia da informação e comunicação, seja através de nossos projetos de inovação, de nossos sistemas, nossa Infovia ou de nosso moderno Data Center, não se equipara, entretanto, à sua principal finalidade: servir aos propósitos de quem é propósito para a sua existência, o cidadão.

 

MISSÃO
Prover soluções tecnológicas especializadas e inovadoras para aprimorar a Gestão Pública da cidade de Porto Alegre.

 

VISÃO
Ser a referência na evolução digital da cidade e a melhor opção para Administração Pública.

 

VALORES

Respeito - Prezamos por um ambiente de trabalho saudável, seja no trabalho presencial ou no remoto, em que se destaque a cordialidade e o espírito de equipe.

Responsabilidade - Agir considerando-se parte fundamental de um contexto maior.

Comprometimento - Ter consciência do compromisso assumido e de dar o exemplo para alcançar o impacto positivo na sociedade aliado aos resultados esperados.

Ética - Conjunto de valores e princípios alinhados à integridade para garantir excelência.

Transparência - Comunicação aberta e ativa das informações e clareza nas ações para construção de relações de confiança.

Cooperação - Agir de forma colaborativa em benefício da sociedade em geral e dos objetivos da empresa. Compartilhar com os colegas o conhecimento obtido em cursos e outras modalidades de treinamento, realizados em função de seu trabalho.

Inovação - Propor soluções de melhoria e conhecimentos contínuos.