Assinado acordo de cooperação técnica com a Fraport
O prefeito Nelson Marchezan Júnior assinou nesta quinta-feira, 27, o acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Fraport Brasil S.A. O documento estabelece obrigações de cada uma das partes, principalmente em relação à desocupação da área do entorno do Aeroporto Internacional Salgado Filho.
As obras de expansão e melhorias no Salgado Filho começaram em março. “Esse é um acordo muito esperado. A ampliação da pista irá impulsionar o desenvolvimento econômico e garantir atratividade por meio de melhorias na infraestrutura e processos operacionais”, disse o prefeito. Em um processo de licitação internacional, em março de 2017, o Governo Federal concedeu quatro aeroportos brasileiros à iniciativa privada. A Fraport conquistou a concessão dos aeroportos de Porto Alegre e Fortaleza.
O procurador-adjunto da Procuradoria-Geral do Município, Nelson Marisco, explica que a empresa fez o cadastramento das cerca de 900 famílias que moram na Vila Nazaré, localizada no sítio aeroportuário, e que serão reassentadas. Já o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) ficou responsável pela validação do cadastramento e elaboração de um dossiê da documentação necessária para contratação das unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, por meio da Caixa Econômica Federal. “As famílias serão remanejadas para os empreendimentos Senhor do Bom Fim, no Sarandi, e Irmãos Maristas, no Rubem Berta”, diz Marisco. A previsão é que as obras estejam concluídas em janeiro de 2019.
Também participaram da reunião o vice-prefeito, Gustavo Paim; diretor do Demhab, Mário Marchesan; CEO da Fraport Brasil, Andreea Diana Pal; diretor de Relações Institucionais da Fraport, Leonardo Carnielle; e a diretora Operacional da Fraport, Sabine Trenk.
Ampliação - As obras de ampliação do Terminal 1, extensão da pista, adequação das vias de taxiamento e melhorias no sistema de drenagem do aeroporto serão realizadas pelo consórcio HTB, Tedesco e Barbosa Mello. A estimativa da empresa é de que até outubro de 2019 será concluída a expansão do terminal, e até dezembro de 2021 a extensão da pista. Na fase 1B das obras, serão investidos aproximadamente R$ 1,5 bilhão, valor destinado a contratação do consórcio, compra de equipamentos, desenvolvimento e gestão do projeto.
Andrea Brasil