Seminário Prefeitos de Praças destaca a importância da zeladoria da cidade

24/05/2022 18:46
Mateus Raugust / PMPA
Seminário Prefeitos de Praças
Para Melo, os espaços públicos, quando bem cuidados, tornam-se extensões das casas das famílias

Os voluntários de diferentes regiões da cidade participaram do 1º Seminário de Prefeitos de Praças promovido, na tarde desta terça-feira, 24, na Cinemateca Capitólio. O encontro foi organizado pelo Gabinete do Prefeito e pelas secretarias municipais de Parcerias e Governança Local e Coordenação Política com o objetivo de valorizar, cada vez mais, a zeladoria e a parceria comunitária na preservação dos espaços públicos de praças e parques da cidade.

A ação teve como meta proporcionar uma grande integração com a administração pública, agregando e incentivando os novos gestores.

De acordo com a secretária de Parcerias, Ana Maria Pellini, a iniciativa do projeto Prefeitos de Praças é bem sucedida. “Os prefeitos voluntários aliados com a gestão pública possibilitam grandes avanços nos cuidados com a cidade e é a oportunidade de uma rica troca de experiências e aquisição de conhecimentos”, reitera Ana.

O prefeito Sebastião Melo destacou a importância da zeladoria neste projeto. “Quero agradecer a todos os prefeitos voluntários por aceitarem este desafio. Nós precisamos destes cuidadores. Uma cidade educadora vai além do ambiente das escolas. E nós sabemos que estes espaços, quando bem preservados, se tornam para as famílias que vivem naquelas regiões extensões das próprias casas”.

Porto Alegre já contabiliza 118 prefeitos de praças voluntários e atuantes em diferentes regiões da Capital. Durante o encontro, coordenado pela gerente de praças, Regina de Oliveira Machado, foram apresentados cases de sucesso empreendidos pelos prefeitos, aliados à participação de secretários municipais que explicaram o funcionamento de suas pastas.

Das 685 praças de Porto Alegre, 100 já foram revitalizadas em 2021 e mais 135 devem receber melhorias e reparos ainda neste ano pela prefeitura. A meta do executivo é nomear, até o final do ano, 250 prefeitos de praças de um total de aproximadamente 300 praças e parques existentes na Capital.

“Com a intenção de esclarecer dúvidas e agilizar as demandas de protocolos solicitadas pelos prefeitos de praça, a Secretaria de Transparência e Controladoria (SMTC) criou, através da Unidade de Relacionamento com a Sociedade, um canal exclusivo via Whatsapp”, destaca o secretário da SMTC Gustavo Ferenci.

A gerente-geral das Praças, Regina Machado, apresentou o evento e explicou como funciona toda logística da prefeitura, desde a abertura do processo administrativo pela Secretaria de Parcerias até a publicação no Diário Oficial e posterior nomeação dos voluntários. “Estamos muito felizes com o sucesso deste projeto. O prefeito Melo sempre almejou realizar e concretizar esta iniciativa de integração entre o poder público e as comunidades para garantir o cuidado de nossos parques e praças”, destaca Regina.

Já para o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Filipe, o encontro é um marco importante. “É importante para conhecermos melhor os voluntários e para que eles possam também entender as dinâmicas do trabalho feito pela prefeitura. A SMSUrb já revitalizou mais de 140 praças, desde o início da gestão e poder contar com representantes que vão ajudar a manter as melhorias possibilita ainda que tenhamos mais avanços”, ressalta.

Também participaram do evento os secretários de Governança Local e Coordenação Política, Cássio Trogildo; da Cultura, Gunter Axt; secretário adjunto da Parcerias, Jorge Murgas; o diretor de áreas verdes da Smamus, Alex Souza; diretor de Limpeza e Coleta do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Alexandre Friedrich dos Santos; e a coordenadora do escritório de eventos, Viviane Teixeira.

Voluntários - Os prefeitos de praças são moradores e líderes comunitários voluntários responsáveis por cuidar dos espaços públicos, acompanhar os serviços de manutenção feitos pelos parceiros e devem comunicar problemas para que a prefeitura ou o adotante possam realizar as ações necessárias. O cargo tem publicação legal no Diário Oficial de Porto Alegre e é concedido à cidadã ou ao cidadão que será responsável por cuidar dos equipamentos públicos.

 

Mariana Kruse

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes